Noticias
Assembleia aprova LDO de 2027 com receita de R$ 42,1 bilhões
17 de Julho de 2026 as 14h 39min
Texto prevê RGA de 4,2% aos servidores públicos - Foto: Assessoria
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, em primeira votação nesta semana, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2027.
A proposta estima receita de R$ 42,1 bilhões para o Estado no próximo exercício, prevê reajuste de 4,2% aos servidores por meio da Revisão Geral Anual (RGA) e seguirá para nova apreciação em agosto, quando poderá receber emendas parlamentares.
Responsável por orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), a LDO estabelece as metas fiscais e as prioridades da administração estadual, além de definir parâmetros para os orçamentos do Judiciário, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública. Entre os temas que devem ganhar espaço durante a fase de emendas está a destinação de recursos para a revitalização do Centro Histórico de Cuiabá.
Para concluir a pauta antes do recesso parlamentar, os deputados realizaram três sessões ordinárias consecutivas e aprovaram 46 matérias, entre projetos de lei, requerimentos e indicações.
O texto da LDO também autoriza a abertura de novos concursos públicos em 2027, desde que sejam respeitados os limites de despesas com pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o governo argumenta que a manutenção do equilíbrio fiscal é condição para assegurar investimentos, expansão dos serviços públicos e crescimento econômico.
Com o início do recesso parlamentar, os trabalhos em plenário ficam suspensos até 12 de agosto, quando a Assembleia retomará as sessões e deverá concluir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Diário esclarece seu posicionamento diante da solicitação da Nova Rota
Publicado em 14 de Agosto de 2026 ás 05h 33min
Nova Rota do Oeste esclarece conteúdo publicado pelo Diário do Estado MT
Publicado em 14 de Agosto de 2026 ás 05h 32min
Parceria com o Grupo GEMTE deve fortalecer a educação de Lucas
Publicado em 14 de Agosto de 2026 ás 04h 31min
