Noticias
Assembleia aprova uso de IA na prevenção ao suicídio
19 de Fevereiro de 2026 as 11h 37min
Texto segue para sanção do governador – Foto: Divulgação
A política estadual de saúde mental em Mato Grosso passará por atualização após a aprovação, em segunda votação, do Projeto de Lei nº 521/2025.
A matéria modifica a Lei nº 11.203/2020 e amplia as estratégias públicas de diagnóstico e tratamento da depressão. A deliberação ocorreu durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa. Agora, o texto aguarda sanção do governador para entrar em vigor.
A proposta permite a identificação de indícios de risco em publicações nas redes sociais, especialmente entre crianças e adolescentes. A intenção é ampliar a capacidade de resposta da rede pública diante de sinais precoces.
Autor da proposta, o deputado estadual Dr. João (MDB) defendeu a modernização da legislação como resposta ao avanço dos transtornos emocionais. “A saúde mental virou um dos grandes desafios do nosso tempo”, afirmou.
Segundo ele, o poder público precisa agir com rapidez diante de situações em que jovens “sofrem em silêncio e não encontram apoio a tempo”.
Além da inclusão da tecnologia, o projeto prevê incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de novos métodos para detecção precoce de depressão e tentativas de suicídio. As ferramentas poderão ser integradas a plataformas digitais utilizadas pelos serviços de saúde. O objetivo é qualificar a triagem e fortalecer o monitoramento de casos com ou sem ideação suicida.
O levantamento aponta crescimento médio anual de 6% na taxa de suicídio entre jovens no Brasil, entre 2011 e 2022. As notificações de autolesão na faixa etária de 10 a 24 anos teriam aumentado 29% ao ano no mesmo período.
Para o deputado, a tecnologia deve funcionar como ferramenta de apoio, sem substituir o atendimento humano. “Não é para trocar gente por máquina, mas para dar mais instrumentos à rede de saúde”, declarou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Diego Guimarães cobra investigação sobre alta dos combustíveis em MT
Publicado em 13 de Março de 2026 ás 15h 48min
Crédito e emprego explicam vendas no comércio em patamar recorde
Publicado em 13 de Março de 2026 ás 14h 48min
Defesa Civil firma parceria com Waze e amplia monitoramento de áreas alagadas
Publicado em 13 de Março de 2026 ás 13h 47min
