Noticias
Assembleia encerra seminário sobre legística e inteligência artificial
31 de Março de 2026 as 06h 35min
Especialistas discutem impactos no processo político – Foto: Divulgação
Com foco na qualidade das leis e nos desafios tecnológicos, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso finalizou o segundo dia do II Seminário “A Legística e o Desempenho do Mandato”.
Realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o encontro reuniu autoridades, servidores e estudantes para discutir o aperfeiçoamento da produção legislativa.
Ao tratar da importância da técnica legislativa, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Ferreira Mendes, defendeu maior rigor na elaboração das normas. “Investir na melhoria da legislação e na técnica legislativa é fundamental para garantir segurança jurídica e alcançar melhores resultados”, afirmou. Ele também alertou que “a inteligência artificial traz avanços importantes, mas também riscos como a desinformação”.
Durante as discussões, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Estela Aranha, destacou a necessidade de atualização constante diante das transformações digitais. “É uma oportunidade importante de troca, para entender o que os parlamentares estão vivenciando e compartilhar experiências”, pontuou.
Na avaliação da deputada estadual Janaína Riva, o seminário reforça o papel do Parlamento na vida da população. “Discutir legística é discutir nossa responsabilidade enquanto mandatários, garantindo leis claras, eficientes e com resultado prático na vida do cidadão”, disse.
Sob a perspectiva institucional, o procurador-geral da ALMT, Ricardo Riva, ressaltou a importância prática dos temas. “A legística e a reforma tributária são temas extremamente importantes. É essencial que servidores e parlamentares estejam preparados”, avaliou.
Encerrando a programação, participantes também destacaram o impacto formativo do evento. A técnica da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cátia Regina Porta, afirmou que “os temas são muito atuais e contribuem diretamente para a formação profissional”, ressaltando o caráter técnico e educativo do seminário.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
LS Tractor lança nova série Plus PRO na Agrishow
Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 13h 12min
Fusca perde freio, destrói muro de casa e deixa mulher ferida em Alta Floresta
Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 11h 23min
Governo de MT amplia atendimento às mulheres vítimas de agressões
Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 09h 09min
