Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 07 de Julho de 2025

Noticias

Assentamento terá primeira Festa do Milho neste sábado em Canabrava do Norte

12 de Maio de 2023 as 11h 57min

Recurso arrecadado será aplicado na Associação das Mulheres – Foto: Divulgação

A primeira Festa do Milho do Assentamento Rural Manah, em Canabrava do Norte, acontece neste sábado (13), a partir das 16h, com show ao vivo, brincadeiras e comercialização de produtos como pamonha, milho cozido e assado, curau, bolos, tortas, doces e outros.

O evento é realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação das Mulheres, e será no barracão da Associação das Mulheres Campesinas, no antigo colégio Manah.

O técnico agropecuário da Empaer, Bartolomeu Júnior de Sousa Silveira, explica que para realização da festa foi implantada uma lavoura comunitária numa área de dois hectares com a cultura do milho. Para condução da lavoura, os técnicos da Empaer prestaram assistência técnica, a prefeitura repassou a semente e o adubo e as mulheres rurais foram responsáveis pela mão-de-obra realizando o plantio e a colheita do milho.

“O recurso arrecadado dessa primeira festa será para auxiliar na regularização da Associação das Mulheres e na compra de insumos para garantir novos cultivos que serão realizados em forma de mutirão pelas agricultoras”.

Conforme Bartolomeu, a primeira edição da Festa do Milho visa promover a integração social das famílias e comunidades vizinhas, por meio de atividades de lazer, recreação e apresentação de diversos pratos e comidas típicas elaboradas a partir do milho.

A extensionista social da Empaer, Lucimara Lenharo Longo, ministrou Curso de Processamento e Aproveitamento de Derivados do Milho para as mulheres rurais, mostrando a versatilidade da matéria prima, permitindo a fabricação de vários produtos, que são tradicionais em nossa cultura. Destacou as Boas Práticas de Fabricação que asseguram as condições higiênico-sanitárias essenciais para fabricação de alimentos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso: Linha Norte começa a ser pavimentada

Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 11h 19min


Egito Antigo: cidade perdida revela segredos do passado

Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 07h 16min


Estudo identifica 142 empresários do agro envolvidos em tentativa de golpe

Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 05h 15min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025