Noticias
Associação lança selo de certificação para adjuvantes agrícolas
09 de Outubro de 2025 as 07h 46min

O mercado brasileiro de insumos agrícolas deve movimentar cerca de R$ 210 bilhões em 2025, segundo projeções da consultoria Céleres. Dentro desse universo, os adjuvantes agrícolas, que são produtos fundamentais para melhorar a eficiência da aplicação de defensivos, fertilizantes e biológicos, têm ganhado cada vez mais espaço.
Estima-se que o segmento cresça a taxas superiores a 8% ao ano no Brasil, impulsionado pela busca por maior eficiência e sustentabilidade no uso de insumos, que tem preços cada vez mais elevados a cada safra.
No entanto, a ausência de regulamentação específica tem aberto brechas para a comercialização de produtos de baixa qualidade, o que coloca em risco a credibilidade do setor e dessas ferramentas.
Foi justamente para enfrentar esse desafio que nasceu a Aplica (Associação Brasileira de Fabricantes de Adjuvantes Agrícolas), entidade sem fins lucrativos fundada por empresas do setor e que hoje possui 15 empresas integrantes. Inspirada no modelo norte-americano representado pelo CPDA (Council of Producers & Distributors of Agrotechnology), a associação busca consolidar parâmetros técnicos e de qualidade para o mercado brasileiro.
Em 2017, o MAPA publicou os Atos nº 104 e 108, que definiram que produtos considerados exclusivamente adjuvantes não eram mais classificados como fertilizantes, tornando-se insumos de venda livre. Isso significou que, a partir de então, adjuvantes exclusivamente não necessitavam de registro, nem de receituário agronômico para a venda.
“Assim, houve uma enxurrada de produtos sem critérios técnicos chegando ao campo. Muitos produtores acabaram comprando ‘gato por lebre’. Isso prejudicou não só a tecnologia dos adjuvantes, mas a confiança do agricultor”, explica Marcelo Hilário, químico responsável da Sell Agro, empresa mato-grossense integrante da associação; e gestor do comitê técnico da Aplica.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Prefeitura em Ação leva atendimentos e lazer aos moradores dos Vilas hoje
Publicado em 18 de Outubro de 2025 ás 12h 51min
Fábrica clandestina de bebidas destiladas é fechada em MT
Publicado em 18 de Outubro de 2025 ás 10h 51min
Governo de MT recebe prêmio por trecho da BR-163 recorde
Publicado em 18 de Outubro de 2025 ás 08h 49min