Noticias
Associado da Aprosoja compartilha desafios e superações na colheita em Vera
13 de Fevereiro de 2025 as 13h 14min
Marcos Lorenzi fala sobre a rotina na lavoura e expectativas para a produção – Foto: Divulgação
O início da colheita da safra 24/25 trouxe desafios e expectativas na Fazenda Lavínia, em Vera, onde o produtor associado da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Marcos Lorenzi, compartilhou um pouco de sua trajetória e rotina em um dia de colheita.
Aos 43 anos, Marcos cresceu no meio rural, seguindo os passos da família. Sua história no agro começou quando seus pais deixaram Espumoso/RS, em 1986, e se mudaram para Mato Grosso para trabalhar com a produção de soja.
“Desde que me entendo por gente, estou no meio da lavoura. Crescemos no agro, e o amor por essa vida veio naturalmente”, conta o produtor. Após o falecimento do pai em 2021, ele e o irmão assumiram a administração da propriedade, mantendo o legado familiar. “Nosso grupo era formado pelo meu pai, ele e meu irmão, uma sociedade e meu pai veio a falecer, a partir daí eu e o meu irmão continuamos tocando, da mesma maneira”.
Este ano, a colheita na Fazenda Lavínia começou no dia 4 de fevereiro, cerca de dez dias depois do esperado devido ao atraso das chuvas no início do plantio. A instabilidade climática, com chuvas intensas em novembro, dezembro e janeiro, trouxe dificuldades na aplicação de defensivos e afetou a rotina no campo. “As chuvas atrasaram um pouco o plantio, mas agora o tempo está firme. A expectativa é boa, mas só saberemos o peso real do grão quando colocarmos a máquina na lavoura”, explicou Marcos Lorenzi.
Na propriedade, o dia de colheita começa com planejamento. Antes de entrar na lavoura, Marcos e a equipe realizam a manutenção das máquinas e monitoram a umidade do grão para garantir que a operação aconteça no momento ideal. O produtor contou que nesta safra eles têm uma ajuda especial, um novo armazém da família que garante um ponto de tranquilidade em meio aos desafios permitindo a armazenagem da produção sem pressa e filas, evitando descontos e garantindo a qualidade do grão.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Anthropic vai à Justiça contra Pentágono, diz CEO
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 17h 35min
Algoldão: qualidade da fibra traz reflexos na rentabilidade
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 15h 35min
Chuva desafia os mais de 180 ciclistas na 1ª etapa do Desafio Agro de MTB em Lucas
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 14h 34min
