Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 13 de Fevereiro de 2025

Noticias

Associado da Aprosoja compartilha desafios e superações na colheita em Vera

13 de Fevereiro de 2025 as 13h 14min

Marcos Lorenzi fala sobre a rotina na lavoura e expectativas para a produção – Foto: Divulgação

O início da colheita da safra 24/25 trouxe desafios e expectativas na Fazenda Lavínia, em Vera, onde o produtor associado da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Marcos Lorenzi, compartilhou um pouco de sua trajetória e rotina em um dia de colheita.

Aos 43 anos, Marcos cresceu no meio rural, seguindo os passos da família. Sua história no agro começou quando seus pais deixaram Espumoso/RS, em 1986, e se mudaram para Mato Grosso para trabalhar com a produção de soja.

“Desde que me entendo por gente, estou no meio da lavoura. Crescemos no agro, e o amor por essa vida veio naturalmente”, conta o produtor. Após o falecimento do pai em 2021, ele e o irmão assumiram a administração da propriedade, mantendo o legado familiar. “Nosso grupo era formado pelo meu pai, ele e meu irmão, uma sociedade e meu pai veio a falecer, a partir daí eu e o meu irmão continuamos tocando, da mesma maneira”.

Este ano, a colheita na Fazenda Lavínia começou no dia 4 de fevereiro, cerca de dez dias depois do esperado devido ao atraso das chuvas no início do plantio. A instabilidade climática, com chuvas intensas em novembro, dezembro e janeiro, trouxe dificuldades na aplicação de defensivos e afetou a rotina no campo. “As chuvas atrasaram um pouco o plantio, mas agora o tempo está firme. A expectativa é boa, mas só saberemos o peso real do grão quando colocarmos a máquina na lavoura”, explicou Marcos Lorenzi.

Na propriedade, o dia de colheita começa com planejamento. Antes de entrar na lavoura, Marcos e a equipe realizam a manutenção das máquinas e monitoram a umidade do grão para garantir que a operação aconteça no momento ideal. O produtor contou que nesta safra eles têm uma ajuda especial, um novo armazém da família que garante um ponto de tranquilidade em meio aos desafios permitindo a armazenagem da produção sem pressa e filas, evitando descontos e garantindo a qualidade do grão.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Inflação dos alimentos é explicada por menor oferta

Publicado em 13 de Fevereiro de 2025 ás 14h 14min


Abate de bovinos volta a crescer em MT após 5 meses

Publicado em 13 de Fevereiro de 2025 ás 12h 13min


Fevereiro Roxo: mês da conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Publicado em 13 de Fevereiro de 2025 ás 11h 12min


Jornal Online

Edição nº1482 13/02/2025