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Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

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ATÉ CUIABÁ E LUCAS: Ministro garante a extensão da Ferronorte, mas depende de votação

Tarcísio de Freitas depende da aprovação do novo Marco Regulatório das Ferrovias pelo Senado

11 de Fevereiro de 2021 as 06h 24min

Ferrogrão será estendida a Cuiabá e L.R.Verde – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, garantiu a autorização para a extensão dos trilhos da Ferronorte para Cuiabá e depois Lucas do Rio Verde – a chamada Ferrovia ‘Senador Vicente Vuolo’, durante reunião com os senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos e com o líder do Governo, Fernando Bezerra. No entanto, a certeza ainda depende da aprovação do novo Marco Regulatório das Ferrovias pelo Senado, que tem votação prevista para o dia 24.

Uma série de emendas será apresentada pelos dois senadores ao projeto original. Ao mesmo tempo, o Ministério da Infraestrutura, segundo explicou Tarcísio, irá determinar a avaliação dos estudos encaminhados pela concessionária à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).  A Ferronorte deverá ser a primeira ferrovia brasileira a ser construída pelo regime simplificado de autorização. “Sou entuasiasta da Ferronorte”, disse o ministro.

Jayme Campos se disse satisfeito com o resultado da reunião e foi taxativo ao afirmar que “a Ferronorte será uma realidade”. Ele fez questão de destacar que “o sonho do povo cuiabano, do povo mato-grossense, do senador Vicente Vuolo, será uma realidade”. Jayme previu que entre o final de abril e o início de maio seja expedida a autorização, em evento em Cuiabá com a presença do ministro da Infraestrutura e também do presidente Jair Bolsonaro.

“Além do caráter histórico, a autorização para implantação da extensão da Ferronorte garante investimentos no Estado na ordem de R$ 8,5 bilhões pela concessionária Rumo, com a geração de milhares de empregos e avanços na nossa economia”, salientou Fagundes.

Na reunião com Freitas, o senador Wellington Fagundes fez questão de destacar o trabalho realizado com Jayme Campos junto ao Tribunal de Contas da União, ANTT e Ministério da Infraestrutura para garantir a renovação antecipada da concessão da malha paulista. Esse fator, segundo o senador do PL, foi determinante para que a concessionária possa implantar novos trilhos em Mato Grosso.

De acordo com o projeto acordado pelos senadores com o Ministério da Infraestrutura, a Rumo irá expandir os trilhos de Rondonópolis, onde possui o maior terminal de cargas da América do Sul, em direção a Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A direção da empresa informou que já adquiriu inclusive áreas para a construção dos terminais de carga nesse novo trecho.

 

OUTRAS

FERROVIAS

O presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura, Wellington Fagundes, destacou que o entendimento firmado em torno do Projeto de Lei 257/2018 pode ser classificado como “excelente para o Brasil”. O projeto permite avançar as ferrovias para o Centro-Oeste em função da grande capacidade de produção.

Além da Ferronorte, os senadores trabalham para viabilizar a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), que liga Água Boa à Ferrovia Norte-Sul, e também da Ferrogrão, de Sinop a Miritituba. “Isso vai trazer mais competitividade. Queremos as ferrovias funcionando e com fretes mais acessíveis, levando nossa produção e trazendo os insumos mais baratos”, frisou Fagundes.

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