Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 05 de Julho de 2025

Noticias

ATÉ DEZEMBRO: Projeto levará estudantes a conhecerem aparelhos culturais

06 de Outubro de 2019 as 13h 30min

Estudantes da rede pública de ensino visitarão teatro, galeria e museus – Foto: Secom/MT

DA REPORTAGEM

 

A superintendência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Educação, Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos - MTU e a Viação Novo Horizonte lança no próximo dia 10 de outubro o projeto Caminhos da Cultura.

Trata-se de um projeto itinerante de visitação aos aparelhos culturais do Estado de Mato Grosso. Os roteiros contemplarão os equipamentos culturais sob a tutela da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

“Um projeto muito interessante, com foco na valorização dos nossos aparelhos culturais. Muitas das pessoas que farão os ‘Caminhos da Cultura’, visitarão museus e galerias de arte pela primeira vez na vida”, observa o secretário de Cultura, Allan Kardec.

Estão no roteiro a Galeria Lava Pés, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Museu Residência dos Governadores, Casa Dom Aquino, Casa Cuiabana, Cine Teatro Cuiabá e Palácio da Instrução. Além desses, dois aparelhos municipais, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá - Misc e Museu da Caixa D’água Velha, também estão no roteiro.

De acordo com Vicente Paulo, superintendente de Patrimônio da Secel, serão dois roteiros por dia, um pela manhã e outro no período da tarde. Em média, dois ou três aparelhos serão visitados a cada turno. As atividades ocorrerão de segunda-feira à sábado e seguem até dia 15 de dezembro.

“Em 2020 as atividades serão retomadas e ampliadas para outros municípios da baixada cuiabana. Mas no primeiro momento, o projeto focará nos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Cuiabá. Entre 45 e 50 estudantes contemplados por turno, média de 100 estudantes por dia. Depois, viagens intermunicipais, trazendo visitantes de toda a baixada cuiabana: Chapada, Santo Antônio, Barão, Poconé, Livramento”, adianta.

Veja Mais

Bacia do Araguaia perde 33% da vegetação nativa; área de soja cresce 18x em 37 anos

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 13h 19min


MT amplia aposta em inovação e tecnologia

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 11h 16min


PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025