Noticias
Até 2032, MT terá cerca de 115 milhões/ton de grãos para escoar
21 de Junho de 2023 as 07h 43min

A logística em Mato Grosso é considerada um ponto preocupante para o setor produtivo, que ainda enfrenta desafios com a armazenagem e custos de produção elevados. Estimativas apontam que até 2032 o estado tenha uma produção de aproximadamente 115 milhões de toneladas em grãos que precisam ser escoados, conforme o Movimento Pró-Logística. As ferrovias são vistas como alternativa importante.
A logística em Mato Grosso foi tema do segundo painel do Fórum Técnico Mais Milho realizado em Cuiabá nesta semana. Mediado pelo diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, o debate contou com a presença do vice-presidente de Relações Institucionais da Rumo, Guilherme Penin, do diretor técnico da ANTT, André Luiz Ludolfo, e do superintendente de projetos ferroviários da Infra S.A., Diogenes Alvarez.
De acordo com Edeon Vaz, a saída do papel da Ferrogrão para Mato Grosso é uma grande expectativa, uma vez que a ferrovia deverá ser uma balizadora dos fretes no estado.
No dia 31 de maio, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a retomadas dos estudos e processos administrativos que podem viabilizar a Ferrogrão.
O ministro deferiu ainda o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para que no prazo de 60 dias apresente sugestões para solução da controvérsia.
Diogenes Alvarez declarou que a Infra S.A. já está em conversa com o Ministério dos Transportes no sentido de diagnosticar os estudos que hoje se encontram dentro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Dois motociclistas morrem em acidentes na noite de terça
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 06h 51min
Como o público 50+ pode se proteger nas transações online e no uso do Pix
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 06h 14min
Secretaria promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 05h 12min