Noticias
Ataque de porcos selvagens em lavouras preocupam produtores
07 de Dezembro de 2024 as 10h 50min
Setor produtivo busca uma forma legal para o controle dos animais – Foto: Divulgação
Os estragos nas lavouras em Mato Grosso provocados por porcos selvagens crescem a cada ano. Em algumas propriedades, produtores relatam perdas tanto na soja quanto no milho que chegam a mais de 10% de prejuízo. O setor produtivo busca junto ao governo do estado uma forma legal para o controle dos animais.
Em Brasnorte, o produtor Matheus Andrzejewski, conta ao Patrulheiro Agro desta semana que esse cenário tem sido uma preocupação constante, uma vez que, ano após ano a quantidade de animais aumenta.
“No milho é uma perda significativa, chega em torno de 5% por ano, nós estamos em uma área de safrinha de 5 mil hectares. Então, uma perda de 5% é 250 hectares, uma perda muito grande. A gente faz um investimento alto, para colher esse milho e fica na boca do porco e não temos o que fazer legalmente”, conta Matheus.
O presidente do Sindicato Rural do município explica que algum órgão do governo legalize o controle do porco selvagem. Ele explica que o ataque do animal chega à imensidão de perder todo talhão de uma lavoura. “Antes era só no milho, mas agora traz prejuízos até para a soja”.
Em Água Boa, região nordeste de Mato Grosso, o agricultor Antônio Fernandes de Mello explica que não tem como controlar os porcos selvagens. “Você solta rojão, eles se acostumam. A princípio, se esparramam, se espalham, mas já vão se acostumando com o barulho, e logo estão de volta ali. A gente não pode fazer a caça porque é proibido, a reprodução dele é alta por causa do alimento”, explica.
Os presidentes do Sindicato Rural de Campos de Júlio e Matupá, Rodrigo Cassol e Fernando Bertolin, respectivamente, pontuam o grande crescimento do animal.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Prefeito e secretários avaliam obras da concessionária Águas de Sorriso
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 08h 04min
Sorriso inaugura espaço para acolhimento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 07h 01min
Mato Grosso registra seis vítimas de estupro por dia
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 06h 02min
