Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 20 de Julho de 2025

Noticias

ATENÇÃO: Ipem MT alerta consumidores para que se atentem à segurança dos produtos natalinos

Dicas do Ipem MT garantem a alegria e a beleza do Natal e do Ano Novo

17 de Dezembro de 2019 as 14h 30min

Foto:Assessoria

Assessoria

As festas natalinas e de Ano Novo já iniciam na próxima semana e muita gente ainda comprará presentes e outros produtos. Para se ter uma confraternização com família e amigos segura, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem MT) reforça que é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

“Em primeiro lugar, o consumidor deve sempre verificar se há o selo do Inmetro nos produtos de certificação compulsória, como brinquedos e bicicletas infantis, e informações em português. É importante que, no caso dos brinquedos, os responsáveis guardem a caixa por alguns dias para verificar se não haverá qualquer tipo de problema”, explica Bento Bezerra, presidente do Ipem MT.

Produtos natalinos como as mangueiras e pisca-piscas não são de certificação compulsória, mas somente podem ser comercializadas contendo informações obrigatórias e em português como: tensão; potência máxima do conjunto; e nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador.

O plugue que liga os pisca-piscas na tomada é de certificação obrigatória. “Por isso, é preciso verificar se há o selo do Inmetro no plugue e, de qualquer forma, verificar se há informação do importador do produto.

É importante salientar que estes produtos tem uma potência máxima para funcionar, então não é recomendado que faça emendas e tenha muito cuidado na hora de colocar perto de locais inflamáveis, como cortinas”, reforça o presidente do Ipem MT.

De acordo com a diretora de Fiscalização do Ipem MT, Jussara de Souza Amaral, alguns produtos pré-embalados típicos do período, como frutas desidratadas, nozes, castanhas ou bacalhau seco são etiquetados pelo próprio estabelecimento. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara).

Os panetones, espumantes, vinhos e chocolates, muito procurados nessa época, devem declarar, de forma clara e na vista principal do produto, a quantidade que está sendo comercializada.

O Ipem MT realiza regularmente operações de fiscalização e nesta época do ano não será diferente. A Operação Papai Noel irá fiscalizar brinquedos, bicicletas de uso infantil, pisca-pisca e mangueiras de iluminação. A operação de pré-medidos irá recolher alguns itens em estabelecimentos comerciais aleatoriamente e encaminhar para testes em laboratório.

Veja Mais

Violência recua após ações contra facções

Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 11h 23min


Dívidas, calote e falta de crédito travam produtores

Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 09h 22min


Tarifaço pode ter impacto na Embraer similar ao da pandemia

Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 07h 21min


Jornal Online

Edição nº1592- 19/07/2025