Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 05 de Julho de 2025

Noticias

Atiaia Renováveis desenvolve projetos socioambientais em comunidades indígenas

28 de Abril de 2023 as 16h 33min

Cuidados fazem parte da agenda ESG da companhia há mais de 13 anos

A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energias renováveis do Grupo Cornélio Brennand, possui como pilar estratégico a agenda ESG (do inglês Environmental, Social and Governance - ambiental, social e de governança corporativa) e entende que ser 100% renovável é ir além para assumir compromissos que promovam a transformação sustentável em toda a sociedade. Nesse sentido, há mais de 13 anos, a companhia desenvolve um trabalho de múltiplas facetas com as comunidades das Terras Indígenas (TI) do Xingu e do Xavante em Mato Grosso.

O Programa Básico Ambiental dos Componentes Indígenas teve início em 2008, com a elaboração do ECI (Estudo de Componente Indígena) dos povos indígenas na TI Xavante e na TI Xingu, localizadas no estado do Mato Grosso.

Os levantamentos apontados pelo estudo foram aprovados pela FUNAI e pelos povos indígenas, estabelecendo alguns programas com viés ambiental, sociocultural e econômico, como por exemplo: Programa de Gestão do PBA, Programa de Comunicação Social, Programa de Desenvolvimento Social e Econômico, Programa de Sustentabilidade Etnoambiental, Programa de Apoio e Monitoramento Territorial e Ambiental, Programa de Infraestrutura e Capacitação em recuperação Ambiental, Programa de Fomento para as Práticas Alimentares, Programa de Saúde e Educação Ambiental, Programa de Fortalecimento das Organizações Indígenas e Programa de Valorização Cultural.

No Programa de Gestão do PBA, por exemplo, foi estabelecida uma Comissão Gestora e dos Conselhos, formada por três caciques, um do alto, outro do médio e do baixo Xingu, para adquirirem programas de capacitação e também serem um ponto de apoio e comunicação nessas localidades.

Já o Programa de Comunicação Social instalou uma rádio comunitária, com o objetivo de ser um canal para receber reclamações, sugestões e denúncias sobre os programas implantados. O Programa de Infraestrutura e Capacitação em Recuperação Ambiental oferece, entre outras atividades, oficinas para a recuperação de áreas degradadas e construção de viveiros e/ou casas de sementes.

Uma logomarca também foi criada para identificar as ações realizadas pelos programas, para dar maior visibilidade à causa e ao compromisso com a transformação sustentável. O nome designado para a logomarca foi Yakã, que significa rio, em guarani, o que reforça, também, a importância desse elemento da natureza na vida das comunidades indígenas.

“Preservar a vida humana de todas as formas, a biodiversidade e a sustentabilidade de onde vivemos é premissa da Atiaia Renováveis. Todas as ações que realizamos têm autorização tanto dos povos indígenas quanto da FUNAI, pois buscamos compreender e atender as necessidades dessa comunidade, sempre respeitando os valores, cultura e tradições. A atenção para o tema mostra que estamos atentos ao contexto social dos povos originários do nosso País, com o propósito de apoiar e colaborar de forma consistente e estruturada com os direitos dos povos indígenas”, afirma Ligia Guedes, Gerente de Meio Ambiente na Atiaia Renováveis

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Bacia do Araguaia perde 33% da vegetação nativa; área de soja cresce 18x em 37 anos

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 13h 19min


MT amplia aposta em inovação e tecnologia

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 11h 16min


PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025