Noticias
Atividades ligadas aos serviços desaceleram crescimento em abril
23 de Junho de 2023 as 13h 26min

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do mês de abril, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca o resultado positivo no comparativo com abril do ano passado, que apresentou crescimento de 3,8% no volume total de serviços e de 7,1% na receita nominal.
No entanto, a pesquisa também mostra que houve recuo no volume de serviços (-4,2%) e na receita nominal (-4,4%) no comparativo com o mês de março de 2023.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que “apesar de Mato Grosso acompanhar o cenário macroeconômico nacional, com redução no volume de serviços e da receita nominal, o estado registra avanço no comparativo anual, o que evidencia um setor ainda fortalecido”.
No cenário nacional, assim como acontece no estado, o comparativo anual ainda traz resultados positivos no país, apresentando alta de 2,7% no volume total de serviços prestados no país e de 8% na receita total.
Já a variação mensal mostrou queda no volume de serviços no país, com 1,6% de recuo, eliminando, assim, o ganho acumulado nos meses de fevereiro (+0,8%) e março (+1,4%). Já com relação à receita nominal, também houve um decréscimo de 0,4% na variação mensal da pesquisa.
Apesar do recuo, o setor de serviços tem sido o principal responsável pelo avanço do nível de atividade econômica, responsável por ser o maior gerador de empregos formais e o primeiro a iniciar a retomada de crescimento no pós-pandemia.
“Segundo o IBGE, os serviços prestados às famílias foi o único indicador a apresentar crescimento mensal nacional, tal fator está em conformidade com a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias também do mês de abril, divulgada pela Confederação Nacional Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), visto que tanto no cenário nacional quanto na capital cuiabana, o índice mostra crescimento ante ao mês anterior”, disse o presidente da Fecomércio-MT.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Cejusc realiza em Sinop mutirão de audiências de conciliação
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 18h 41min
Sorriso-Confins: dois voos são cancelados por ‘questões técnicas’
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 43min
Profissionais da enfermagem cobram cumprimento do piso
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 17min