Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

A trajetória de Danilo, o 48º novato de Tite no ciclo de Copa

12 de Maio de 2022 as 12h 30min

Convocado para amistosos, meia do Palmeiras pensou em desistir da carreira – Foto: Divulgação

Danilo foi a principal novidade na convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, em junho.

Com apenas 21 anos, o meio-campista do Palmeiras engrossa a lista de estreantes com a amarelinha neste ciclo de Copa do Mundo, iniciado em 2018. Ele é o 48º novato chamado pelo técnico Tite desde o Mundial da Rússia.

Hoje cotado para ir à Copa do Catar e na mira de clubes da Europa, Danilo viu sua carreira decolar num curto espaço de tempo. A badalação é algo novo para o garoto que disputou a segunda divisão do Campeonato Baiano, amargou a reserva na base do Palmeiras e pensou em desistir do sonho de ser jogador de futebol.

Natural de Salvador, Danilo chamou a atenção do Palmeiras quando tinha 17 anos e estava no Cajazeiras, da segunda divisão estadual. Antes, já tinha sido dispensado pelo Bahia, quando pensou em seguir outro caminho, longe dos campos.

Emprestado ao Verdão em 2018, ele foi atacante, lateral-esquerdo e meia antes de se firmar como volante. Nesse período, viu alguns companheiros de sub-20 serem promovidos ao elenco profissional e ele não. A história começou a mudar no segundo semestre de 2020...

“Ninguém tinha passado nada do Danilo para a gente. Eu morava praticamente no CT e, certo dia, o Wesley Carvalho, treinador do sub-20, estava dando um treino. Eu sempre acompanhava, já tínhamos puxado alguns jogadores para o time profissional, mas continuei observando de perto para ver se tinha mais alguém. Foi quando vi o Danilo jogar, e me impressionou muito a dinâmica dele, o jeito que dominava, que combatia o adversário, os passes verticais. Era um atleta diferente”, conta Maurício Copertino, que na época era auxiliar do técnico Vanderlei Luxemburgo e hoje comanda o Asa de Arapiraca, time que disputa a Série D.

“Quando acabou o treino, fui falar com o Wesley e perguntei quem era aquele volante canhoto. Ele disse: ‘É o Danilo, era meia esquerda, mas como vocês chamaram o Gabriel Menino e o Patrick de Paula para a equipe principal, estou tentando adaptar alguns jogadores para ver se consigo encontrar um substituto’. Combinei com o Vanderlei e marcamos um treino com ele para o dia seguinte. Deu dois minutos, e o Luxemburgo veio falar comigo: ‘O Danilo não desce mais para o sub-20’”.

A estreia na equipe principal do Palmeiras acontece em 6 de setembro daquele ano, contra o Bragantino. Desde então, ele disputou mais 104 jogos com a camisa alviverde, faturou cinco títulos e foi eleito o terceiro melhor jogador do último Mundial de Clubes.

O desempenho de Danilo diante do Chelsea, nos Emirados Árabes, impressionou a comissão técnica da Seleção, que o tem no radar há quase um ano. Neste período, o meio-campista foi observado por Tite e auxiliares em diversas ocasiões, tanto presencialmente quanto pela TV. A capacidade de atuar como primeiro ou segundo volante, a intensidade que imprime com e sem a bola e as qualidades técnicas foram algumas das virtudes que o credenciaram a estar no grupo canarinho.

Dono de 80% dos direitos econômicos do meio-campista, o Palmeiras sabe que será difícil segurá-lo até o fim do contrato, em 2026. Até pouco tempo atrás, a diretoria alviverde não aceitava abrir negociações para vender a joia por menos de 15 milhões de euros (cerca de R$ 81 milhões na cotação atual). O ótimo desempenho neste ano aliado à convocação para a Seleção devem valorizar o atleta ainda mais. Uma eventual ida para a Copa do Catar, então...

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024