Noticias
Atraso plantio de soja liga o alerta para pragas e doenças
01 de Novembro de 2024 as 08h 38min
Chuvas ainda apresentam irregularidades – Foto: DivulgaçãoA irregularidade das chuvas em Mato Grosso segue atrasando o cumprimento do calendário de plantio da soja 2024/25 em Mato Grosso. Até o último dia 25 de outubro, o estado contava com apenas 55,73% dos 12,66 milhões de hectares semeados. Situação que vem ligando o sinal de alerta para o aumento de incidência de pragas e doenças nas lavouras.
Apesar do avanço semanal de 30,65 pontos percentuais na variação semanal, o ritmo da temporada está 14,32 pontos percentuais atrasado em relação ao ciclo 2023/24 e 6,59 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Em seu boletim semanal, divulgado na segunda-feira (28), o Instituto destacou que as previsões do NOAA para esta semana apontavam chuvas na maior parte do estado e que poderiam variar entre 25 e 35 milímetros, com possibilidade de volumes maiores nas regiões oeste, centro-sul e sudeste, de 35 a 45 milímetros.
Especialistas pontuam que o início mais seco da safra cria um ambiente propício para a proliferação de pragas e doenças, devido as plantas estarem mais debilitadas pela escassez de chuvas.
A pesquisadora da área de entomologia da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Lucia Vivan, explica que seca é uma grande contribuinte para o aumento mais rápido da presença de mosca branca na soja, e que os danos podem iniciar já em estádios mais precoces da planta, como fumagina nas folhas, seca e queda prematura de folhas, o que pode ocasionar perdas de produtividade.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
ANTT: área técnica aprova pedido para construção de‘trevão’ em Rondonópolis
Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 06h 34min
Silo Bolsa é alternativa durante construção de estrutura definitiva
Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 05h 35min
Sport Sinop apanha e traz pessimismo ao torcedor
Publicado em 21 de Janeiro de 2025 ás 18h 42min