Noticias
Atuação do comércio avança e segue melhor que a média nacional
22 de Junho de 2023 as 14h 41min
Dados foram divulgados pelo IBGE – Foto: Divulgação
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do mês de abril avançou 0,3% no volume de vendas e 1,3% na receita nominal do comércio varejista em Mato Grosso no comparativo com o mês anterior.
Os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) também revelam avanço dos indicadores no acumulado dos últimos 12 meses, de 7,8% no volume e de 13,9% na receita nominal.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, lembra, ainda, da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que monitora a expectativa de consumo das famílias na capital do estado, que também mostra crescimento no período.
“A pesquisa sobre a Intenção de Consumo de Famílias de abril registrou um crescimento de 4,6% no comparativo mensal e anual de 6,5% no comparativo com abril do ano passado, que alinhada com a PMC, mostram um cenário econômico ainda positivo em Mato Grosso”.
Quanto ao comércio varejista ampliado (que inclui os setores de material de construção, veículos, motocicletas e peças), o estado mostrou uma queda de 2,6% no volume de vendas em abril, ante ao mês anterior, e recuo de 3,6% na receita nominal.
No entanto, a pesquisa ainda mostra um crescimento de 6,6% no volume de vendas e de 14,9% na receita nominal do setor no acumulado dos últimos 12 meses.
Com relação aos dados nacionais, a PMC mostra um avanço de apenas 0,1% no volume de vendas e retração também de apenas 0,2% no verificado entre março e abril. Wenceslau Júnior compara os indicadores nacionais com o observado no estado.
“Apesar de alguns dos dados nacionais mostrarem recuo, Mato Grosso segue crescendo pelo terceiro mês seguido, o que evidencia uma situação favorável no comércio local e que pode continuar em tendência de crescimento com a chegada de mais datas comemorativas”.
No acumulado dos últimos 12 meses, os dados nacionais seguem positivos de 0,9% no volume de vendas e 11% de avanço na receita nominal. Já com relação ao varejo ampliado apresenta recuo de 2,6% no volume de vendas e de 1,5% na receita nominal de um mês sobre o outro.
No acumulado dos últimos 12 meses, o país manteve um nível estável no volume de vendas, e já na receita nominal mostrou crescimento de 10,3%.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min
Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo
Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min
