Noticias
Atual geração do Flamengo tem mais derrotas do que vitórias nos pênaltis
10 de Agosto de 2023 as 06h 44min

A noite de terça das oitavas de final de Libertadores teve duas vagas decididas nas penalidades e dois brasileiros envolvidos.
O Internacional tirou o River Plate, e o Athletico-PR caiu diante do Bolívar. Para evitar tal sofrimento o Flamengo joga por um empate nesta quinta (10), às 20h, contra o Olimpia, no Defensores del Chaco.
E disputas por pênaltis não têm sido um caminho próspero para a atual geração, uma das mais vitoriosas da história do Flamengo.
De 2019 em diante, foram nove decisões na marca da cal, e apenas quatro vitórias rubro-negras. Os números são do Espião Estatístico do ge. Por isso, é bom espantar a má fase, o momento conturbado e decidir a parada no tempo normal.
A memória mais saborosa é o título da Copa do Brasil, conquistado em outubro do ano passado, contra o Corinthians. Coube a Rodinei bater o pênalti que fez o Maracanã comemorar o tetra. A maior tristeza talvez seja a da Recopa Sul-Americana em fevereiro, no mesmo estádio. O ídolo Arrascaeta, herói da prorrogação, abriu a série perdendo, e o Independiente Del Valle converteu todos os cinco.
Nesse período de 2019 em diante, o Flamengo teve dois fracassos diante de Atléticos que marcaram. O primeiro, logo no início da vitoriosa trajetória de Jorge Jesus pela Gávea, teve o Athletico-PR como algoz, nas quartas de final da Copa do Brasil. O hoje flamenguista Santos defendeu as cobranças de Diego e Everton Ribeiro - Vitinho isolou a dele. Esse seria o último revés significativo e talvez a última vaia da era JJ.
No início do ano passado, com outro português e de destino bem diferente do de Jesus, o Flamengo de Paulo Sousa era melhor no segundo tempo da decisão da Supercopa do Brasil de 2022, contra o Atlético-MG, e vencia por 2 a 1. A saída de Arrascaeta tirou a agressividade da equipe, e o Galo empatou.
Hugo Souza, que falhara em gol de Nacho Fernández, teve a chance de se redimir nos pênaltis e vinha conseguindo. Defendeu duas, e ainda teve a chance de marcar o gol do título. Não o fez, ele e seus companheiros perderam quatro "match-points", e o Galo acabou campeão.
Se não foi feliz contra o Galo, nos anos anteriores o Flamengo teve jornadas históricas com Diego Alves. A primeira aconteceu em 2019, nas oitavas de final contra o Emelec. O goleiro defendeu cobrança de Dixon Arroyo, que havia dado carrinho que resultou em fratura do xará Diego Ribas no jogo de ida. Queiroz bateu a última no travessão, e o Fla teve 100% de aproveitamento.
O jogo representava uma virada de chave para o Flamengo de Jorge Jesus, que não perderia mais naquela Libertadores e conquistaria o bicampeonato depois de 38 anos em 23 de novembro de 2019.
A fama de Diego Alves de pegador nos pênaltis conquistada na Europa já estava consolidada no Flamengo, mas o ponto alto veio na Supercopa do Brasil de 2021, contra o Palmeiras. O ídolo defendeu três cobranças, e os rubro-negros ficaram com o bicampeonato.
O Flamengo ainda participou de outras três disputas por pênaltis desde 2019. No ano mágico, o primeiro troféu conquistado - este simbólico - foi o da Taça Rio. Um time formado integralmente por reservas, entre eles Arrascaeta - que não tinha vaga no time de Abel Braga - conseguiu empate emocionante com o Vasco nos acréscimos e venceu nos pênaltis com César brilhando. O uruguaio, aliás, foi quem marcou o gol rubro-negro com uma cabeçada fulminante.
No ano seguinte, duas derrotas. Novamente na final da Taça Rio, o Flamengo perdeu para o Fluminense, rival que derrotou na decisão do Carioca semanas depois. Na Libertadores, caiu diante do Racing no Maracanã, nas oitavas de final da Libertadores, após dois empates por 1 a 1.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min
Empresária e artesã de Sinop profissionalizou hobby
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 06h 11min
Chuva quebra histórico climático de 40 anos em Sinop, aponta cientista da SpectraX
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 05h 10min