Noticias
Audiência debate possibilidade de confisco de terras em caso de desmatamento ilegal em MT
08 de Dezembro de 2022 as 11h 01min
Reunião teve participação da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti – Foto: Ronaldo Mazza
Produtores rurais e entidades que representam o setor estiveram reunidos na Assembleia Legislativa nesta semana, durante audiência pública requerida pelo deputado Gilberto Cattani (PL).
Em pauta, o confisco de terras pela prática de ilícitos diversos como forma de punição.
O parlamentar decidiu requerer a audiência após o governador Mauro Mendes ter defendido, durante sua participação na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), a pena de confisco e perda de bens a quem praticar desmatamento ilegal no Brasil. Na ocasião, Mendes se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), a quem expôs a proposta.
O tema ganhou repercussão entre os produtores rurais do estado e, por isso, Gilberto Cattani decidiu trazer a discussão para o legislativo. Thiago Rocha é consultor de Relações Governamentais da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e participou da reunião.
Ele explicou que a Constituição Federal e o Estatuto da Terra já contemplam situações de desapropriação, com prévia e justa indenização e que outras tentativas de confisco poderiam configurar atentado ao direito à propriedade.
Entre os produtos listados na legislação estão cacau, café, soja, óleo de palma, madeira, carne bovina e borracha, assim como vários materiais associados, como couro, chocolate e carvão vegetal, conforme indicou o Parlamento Europeu em comunicado.
A importação de tais produtos será proibida caso estes sejam oriundos de regiões desmatadas após dezembro de 2020. Em dois anos será avaliado se outros produtos (como o milho, por exemplo) deverão ser incluídos na lista.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min
Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
