Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 21 de Outubro de 2025

Noticias

Audiência pública para discutir PL que tipifica o narcocídio

19 de Junho de 2023 as 07h 38min

PL trata de homicídio relacionado à produção, distribuição e venda de drogas ilícitas – Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa realizou na quinta (15), no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”, audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 3.786/2021, de autoria do senador Jayme Campos, que tipifica o narcocídio (assassinato relacionado ao tráfico de drogas). O encontro reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Mato Grosso e de outros estados.

O PL trata de homicídio relacionado à produção, distribuição e venda de drogas ilícitas. A pena prevista é de 20 a 30 anos de prisão, com multa a ser estipulada pelo juiz. De acordo com o autor do projeto, senador Jayme Campos, a criação do “narcocídio” é uma prerrogativa de política criminal, que deve ser conduzida pelos legisladores ao identificarem a necessidade de superação de problemas no âmbito da segurança pública.

“Além dessa proposta, consta no PL também mais um requisito para a configuração do chamado tráfico privilegiado. Isto é, a diminuição de pena no tráfico será restringida à pequena quantidade da droga, desde que seja primário e tenha bons antecedentes. Esse projeto foi construído a várias mãos com o suporte de renomados especialistas e operadores do direito e busca criar os meios sociais para mitigar danos causados pelo crime de produção e tráfico de drogas, aos indivíduos, as famílias e ao contribuinte no estado”, apresentou o senador Jayme.

De acordo com pesquisa das Nações Unidas sobre drogas e Crime (Unodoc), publicada em 2021, apresentada durante a audiência pública, no Brasil, quase 30 milhões de pessoas têm alguém que é dependente químico. Ainda segundo o estudo, a cocaína está entre as substâncias mais consumidas entre os jovens.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Sampaoli aponta principal dificuldade para ganhar jogos: “último terço”

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 16h 30min


Nova sede da Guarda Civil Municipal avança em Sinop

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 14h 29min


Conselho Deliberativo decide novos investimentos do Previ Sinop

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 13h 22min


Jornal Online

Edição nº1658- 22/10/2025