Noticias
Aumento da resistência de plantas daninhas a herbicidas preocupa
21 de Fevereiro de 2024 as 13h 26min
A resistência de plantas daninhas a diversos herbicidas vem desafiando a pesquisa, além de preocupar a cada dia o produtor rural. Em Mato Grosso a grande presença do capim-de-galinha no campo tem ameaçado a produtividade das principais culturas.
Nas últimas três safras controlar a presença do capim pé-de-galinha tornou-se um desafio para o produtor Fernando Ferri, em Campo Verde. Conforme ele, neste ano o manejo este ano ficou ainda mais difícil. Mais resistente aos herbicidas disponíveis no mercado, a planta daninha foi favorecida pelo clima adverso, que passou a disputar mais espaço com a soja em alguns talhões.
O produtor comenta que mesmo fazendo todo um manejo, não conseguiu controlar a planta daninha, elevando ainda mais as perdas dentro da lavoura e os custos de produção. “É lógico que são reboleiras dentro do talhão. Isso aqui no final dá quebra”, diz o produtor.
O risco oferecido pela erva daninha à produtividade agrícola não é somente por meio da matocompetição. O enraizamento volumoso do capim pé-de-galinha também é alvo de esconderijo para insetos. Entre eles está o percevejo castanho, praga considerada de difícil controle e capaz de causar prejuízos significativos para a produção de grãos.
“Esse percevejo castanho não tem nada que você possa fazer que controle ele. Faz um manejo único, que só é na pulverização de suco ou aplicação de metarhizium que ataca ele. Com as intempéries para produzir hoje está muito difícil, cada vez o produtor gasta mais e tem menos resultado com a atividade”, salienta Fernando Ferri.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Sorriso planeja ampliar qualificação profissional
Publicado em 05 de Novembro de 2025 ás 14h 48min
Expoind MT 2025 conecta indústria, tecnologia e inovação em Cuiabá
Publicado em 05 de Novembro de 2025 ás 13h 48min
Wellington Fagundes lidera disputa pelo Governo de MT
Publicado em 05 de Novembro de 2025 ás 12h 48min
