Noticias
Aumento da resistência de plantas daninhas a herbicidas preocupa
21 de Fevereiro de 2024 as 13h 26min

A resistência de plantas daninhas a diversos herbicidas vem desafiando a pesquisa, além de preocupar a cada dia o produtor rural. Em Mato Grosso a grande presença do capim-de-galinha no campo tem ameaçado a produtividade das principais culturas.
Nas últimas três safras controlar a presença do capim pé-de-galinha tornou-se um desafio para o produtor Fernando Ferri, em Campo Verde. Conforme ele, neste ano o manejo este ano ficou ainda mais difícil. Mais resistente aos herbicidas disponíveis no mercado, a planta daninha foi favorecida pelo clima adverso, que passou a disputar mais espaço com a soja em alguns talhões.
O produtor comenta que mesmo fazendo todo um manejo, não conseguiu controlar a planta daninha, elevando ainda mais as perdas dentro da lavoura e os custos de produção. “É lógico que são reboleiras dentro do talhão. Isso aqui no final dá quebra”, diz o produtor.
O risco oferecido pela erva daninha à produtividade agrícola não é somente por meio da matocompetição. O enraizamento volumoso do capim pé-de-galinha também é alvo de esconderijo para insetos. Entre eles está o percevejo castanho, praga considerada de difícil controle e capaz de causar prejuízos significativos para a produção de grãos.
“Esse percevejo castanho não tem nada que você possa fazer que controle ele. Faz um manejo único, que só é na pulverização de suco ou aplicação de metarhizium que ataca ele. Com as intempéries para produzir hoje está muito difícil, cada vez o produtor gasta mais e tem menos resultado com a atividade”, salienta Fernando Ferri.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Mais de 800 kg de agrotóxicos contrabandeados são apreendidos em Sorriso
Publicado em 03 de Março de 2025 ás 07h 06min
Plataforma leva pesquisas de campo a um novo patamar tecnológico
Publicado em 03 de Março de 2025 ás 05h 01min
Agricultores pedem apoio do governo para asfaltar MT-240 em Nobres
Publicado em 02 de Março de 2025 ás 09h 08min