Noticias
Aumento de 120% em restrição na CNH por problemas de vista
22 de Agosto de 2024 as 04h 52min
Vários fatores agravam a situação – Foto: Divulgação
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com base em dados da Secretaria Nacional de Trânsito, divulgou um aumento de quase 80% nas restrições da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido a problemas de vista nos últimos 10 anos.
Em 2024, cerca de 25,4 milhões de motoristas brasileiros enfrentam dificuldades na visão. No estado de Mato Grosso, o aumento dessa condição foi de 120%. Fatores como exposição prolongada às telas de computadores e celulares, além de doenças crônicas como o estresse, podem agravar a situação.
De acordo com o Dr. Elmer Salviano, oftalmologista do HOC- Hospital de Olhos de Cuiabá, o consumo exagerado de telas força a vista de forma a trazer embaçamento visual e desconforto.
“As telas menores diminuem a quantidade de piscadas por minuto, enquanto as maiores expõem mais os olhos ao brilho artificial. Em ambos os casos, a proximidade da tela estimula a miopia”, destaca o especialista.
A miopia, condição que dificulta enxergar objetos distantes com clareza, atinge cerca de 59 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse modo, a condução de veículos é limitada, mediante o uso obrigatório de lentes ou óculos de grau.
Outro caso frequente é a visão monocular, visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, que se enquadra como deficiência visual desde 2021. Nesse cenário, Elmer recomenda o acompanhamento com um profissional para preservar a vista do olho ainda saudável.
Para evitar e amenizar as doenças oculares que prejudicam a vista, o oftalmologista recomenda hábitos como:
- atividades ao ar livre: Passar tempo ao ar livre, desconectado de telas, pode reduzir o risco de miopia;
- descanso dos olhos: Evitar longas horas em frente a dispositivos eletrônicos e se expor à iluminação natural reajusta a visão para a quantidade de piscadas por minuto;
- cuidado com as lentes de contato: Usuários devem retirar as lentes com cuidado e mãos higienizadas, além de respeitar seu prazo de uso e descarte.
O oftalmologista reforça que, caso qualquer um desses sintomas seja notado, o ideal é procurar um profissional que possa examiná-lo e prescrever o tratamento adequado. “ Manter os exames em dia, além de melhorar a qualidade de vida, é essencial para que acidentes de trânsito sejam evitados. Se tem como prevenir, não há porque arriscar”, conclui.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Mato Grosso obtém crédito de US$ 100 milhões do Bird
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 13h 58min
Mauro Mendes lidera disputa ao Senado
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 11h 52min
MDB repudia áudios ofensivos contra deputada Janaína Riva
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 09h 54min
