Noticias
Autoridades intensificam planejamento para prevenção de focos de incêndio em Sorriso
19 de Junho de 2024 as 16h 47min

Planejamento integrado. Essa é a palavra-chave que norteia as ações do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos em Sorriso. E para debater ações, integrantes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, estiveram reunidos para anunciar o cronograma de estratégias para eliminação e prevenção de focos de incêndio em 2024.
“A intenção é não termos focos de incêndio, claro; mas, caso ocorram precisamos estar preparados para atuar com agilidade”, frisa o prefeito Ari Lafin. Entre as ações discutidas anteriormente e já realizadas estão a atualização do mapa das áreas com maior índice de registros de fogo e o mapeamento dos pontos de água disponíveis para o caso de ocorrências.
O Executivo também já adiantou a limpeza de locais de risco com vegetação alta; realizou palestras orientativas em escolas e discutiu com as imobiliárias a necessidade da limpeza constante de áreas comerciáveis. Além disso, o Sindicato Rural realizou orientações em relação à colheita do milho e da limpeza das faixas periféricas da rodovia.
O comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, tenente BM Thiago Soares Reis, destaca a dimensão territorial do Mato Grosso. “Precisamos da ajuda de todos, nosso Estado é continental, com um período longo e difícil de estiagem, por isso precisamos unir esforços e do auxílio de toda a população”, diz.
Thiago lembra que no perímetro urbano o fogo é proibido em qualquer época do ano e na área rural qualquer queimada precisa de autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). “Se a área urbana nos auxiliar mantendo a limpeza e evitando o fogo, poderemos atuar com maior rapidez no caso de incêndios de lavouras. Entendemos que na área rural nos deparamos com muitos incêndios criminosos; nenhum produtor coloca fogo, ninguém quer perder sua terra e produção e precisamos atuar com rapidez inclusive para evitar que esses focos cheguem à área urbana”, explica.
Hoje, a 10ª CIBM conta com três viaturas para uso em focos de incêndio e apoio da Prefeitura. “Caso necessário, teremos a disponibilidade de caminhões pipas e de brigadistas pela Prefeitura; também temos o apoio do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) que manterá uma aeronave à disposição da região”, reforça.
Presidente do Comitê, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Nerci Adriano Denardi, pontua que como já foi definido na primeira reunião de 2024, realizada em março, para acelerar o atendimento e facilitar acesso à locais como o Assentamento Jonas Pinheiro, todos os envolvidos também devem receber um mapa do Assentamento. Assim, se houver chamadas as equipes já saem com o trajeto traçado.
“Especificamente no Assentamento, como são muitos travessões, precisamos estar organizados com a rota mais rápida e de mais fácil acesso no caso de chamadas”, destaca o gestor da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella.
Para 2024, o Governo do Estado decretou prazos ampliados para o período proibitivo de uso do fogo. Na Amazônia e Cerrado, o uso do fogo fica proibido entre 1º de julho a 30 de novembro, e no Pantanal, entre 1º de julho e 31 de dezembro. Os prazos foram fixados pelo Decreto n.º 827 de 18 de abril. “Contudo, o que precisa ficar claro é que atear fogo é crime ambiental e uma prática errada o ano todo”, finaliza o prefeito.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Investimento em pesquisa com mandioca fortalece agricultura familiar
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 13h 14min
L.R.Verde: engenheiro que matou esposa recebe alta e vai para presídio
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 42min
Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 14min