Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 17 de Dezembro de 2025

Noticias

Bacillus é um aliado das plantas na resistência contra doenças foliares

27 de Março de 2025 as 06h 51min

Fungicida e bactericida ajuda o produtor no combate aos patógenos de parte aérea – Foto: Assessoria

Com o avanço no desenvolvimento e na comercialização de bioinsumos no Brasil, o uso de produtos biológicos tornou-se uma estratégia importante no manejo de doenças em plantas, inclusive as foliares.

Dentre os microrganismos que são utilizados hoje nesse biocontrole, estão os dos gêneros Trichoderma e Bacillus, que são os mais estudados.

Os mecanismos de ação desses agentes são a competição por nichos e nutrientes, antibiose ou interação antagônica através da produção de compostos e metabólitos secundários, e a indução de resistência.

Com foco neste último modo de ação, a Biosphera AgroSolutions lança ao mercado o fungicida e bactericida microbiológico de amplo espectro à base de Bacillus velezensis BV02, o Powebac Inductor. Segundo a engenheira agrônoma, Isabela Gato, que atua na área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da empresa, a solução induz a resistência natural das plantas.

“Com benefícios comprovados no manejo de doenças-chave, esse produto contribui para práticas agrícolas mais sustentáveis e rentáveis, preservando a biodiversidade, gerando maior segurança para seres humanos e animais, e ainda assegurando a produtividade das lavouras de diferentes culturas”, diz.

O microrganismo B. velezensis age através de sinais bioquímicos e ativação de genes de resistência, gerando respostas imunes contra fitopatógenos, além disso, aumenta a defesa da planta contra futuras infecções.

“Por isso, seu uso como agente biológico no manejo de doenças foliares representa uma estratégia promissora para os agricultores que buscam alternativas sustentáveis e menos dependentes de agroquímicos”, destaca a especialista. Seu efeito na indução de resistência, torna-se então, uma ferramenta valiosa para combater patógenos de parte aérea, como por exemplo, a antracnose, manchas, oídio, entre outros; e assim melhorar a sanidade vegetal.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Idoso tenta matar ex-mulher e morre em confronto com a polícia

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 07h 14min


Interrupção no trânsito do Portão do Inferno será reagendada

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 06h 13min


Sinop: Câmara aprova pacote de projetos em sessão antecipada

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 05h 13min


Jornal Online

Edição nº1697 - 17/12/2025