Noticias
Bahia e Corinthians têm mais chances de Libertadores, mas se enfrentam
03 de Dezembro de 2024 as 08h 50min
Corinthians embalada recebe hoje o Bahia – Foto: DivulgaçãoO Bahia encerrou uma sequência de sete jogos sem vencer (2E, 5D) ao derrotar o Cuiabá, e se tornou o maior candidato a ficar com uma das duas vagas restantes para a Libertadores do ano que vem. Agora, o time tem 83% de chances de terminar o Brasileirão na 7ª ou 8ª posição.
Com o título do Botafogo na Libertadores, no sábado passado, o Campeonato Brasileiro passa a classificar até o oitavo colocado para a principal competição do continente. Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza e São Paulo já estão garantidos na fase de grupos. As outras duas vagas em aberto classificam para as fases anteriores, eliminatórias.
Em extraordinária recuperação depois de ficar 20 rodadas no Z-4 que leva para a Série B, o Corinthians está na oitava colocação. A subida de uma posição aconteceu ao vencer o Criciúma de virada, fora de casa, e agora tem potencial de 70% de ir para a Libertadores.
Nesta terça (3), pela 37ª rodada, o Corinthians recebe o Bahia. As chances do Tricolor são maiores também porque na última rodada joga em casa contra o lanterna e já rebaixado Atlético-GO, enquanto o Corinthians viaja para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre.
Com o empate fora de casa com o Bragantino, o Cruzeiro foi ultrapassado na classificação do Brasileirão por Bahia e Corinthians, e a probabilidade de ficar entre os oito primeiros colocados passou a ser de 43%. Como os adversários se enfrentam, a equipe mineira pode se beneficar se pontuar contra o Palmeiras, no Mineirão, mas sem torcida.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.539 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.
Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.
Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada.
CHANCES DE TÍTULO
Inter e Fortaleza perderam na rodada e não têm mais chances de sonhar com a primeira colocação. A disputa pelo título do Brasileirão agora está restrita a Botafogo e Palmeiras. E com a vitória no confronto direto entre eles, na terça-feira passada, o Botafogo passa a ter 77% de chances de ser o campeão brasileiro de 2024. A probabilidade de o Palmeiras retomar a liderança e ficar com o título é de 23%.
Após a celebração pelo título da Libertadores, neste fim de semana, o Botafogo viaja para enfrentar o Internacional na quarta. Na última rodada, o Botafogo recebe o São Paulo.
Já o Palmeiras viaja para enfrentar o Cruzeiro, agora três pontos atrás na classificação, mas com o mesmo número de vitórias, primeiro critério de desempate. Os mineiros precisam dos três pontos para manter as chances de disputar a Libertadores do ano que vem.
Na última rodada, o Palmeiras recebe o Fluminense, que está fora do Z-4, mas ainda não assegurou a permanência. Enquanto o Cruzeiro encara o Juventude em Caxias do Sul, que está a quatro pontos da zona de rebaixamento, faltando duas rodadas a serem disputadas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Abilio revela que não esperava que dívida fosse tão grande
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 12h 14min
Vale-Pedágio físico deixa de ser aceito a partir do dia 31
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 12h 04min
Receita abre consulta a lote da malha fina do IR
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 09h 07min