Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 25 de Junho de 2025

Noticias

Barra do Garças consolida vocação mística e atrai milhares com turismo ufológico

25 de Junho de 2025 as 05h 24min

Polo de mistério e experiências energéticas – Foto: Divulgação

Por muitos anos, o Discoporto, construção idealizada pelo ex-prefeito e ex-senador Valdon Varjão nos anos 90, foi visto com descrença ou ironia. Hoje, quase três décadas depois, tornou-se o segundo ponto turístico mais visitado da cidade, com cerca de 300 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria de Turismo de Barra do Garças. O local está atrás apenas do Parque Municipal das Águas Quentes, e atualmente ganhou status de referência nacional no chamado ufoturismo.

No último fim de semana, o Discoporto foi o cenário da tradicional Vigília Ufológica, que integrou a programação do IV Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia, realizado entre os dias 19 e 22 de junho. O evento reuniu estudiosos, espiritualistas, curiosos e turistas de diversas partes do país, todos com um ponto em comum: o interesse pelos mistérios que envolvem a Serra do Roncador e os relatos de objetos voadores não identificados que marcaram a história da região.

Entre os visitantes estava Josenilce Lopes, que viajou de Curitiba para participar do congresso. Pesquisadora do tema há mais de 40 anos, ela já frequentou dezenas de encontros sobre ufologia e acredita que Barra do Garças tem uma importância singular no cenário místico e energético do Brasil.

“Aqui a energia é fortíssima. A cidade tem algo único, que vai além do que se vê”, contou, ao relatar suas impressões logo ao pisar na Serra do Roncador. Para ela, a região é o “chakra umbilical da Terra”, um ponto de vibração energética onde portais interdimensionais se abrem, o que explicaria o aparecimento e desaparecimento súbito de naves e luzes no céu.

O imaginário em torno da Serra do Roncador remonta a 1925, quando o coronel britânico Percy Fawcett desapareceu misteriosamente em uma expedição pela região em busca da mítica cidade perdida Z. A lenda atravessou gerações e ajudou a moldar a identidade mística da cidade, fortalecida por relatos de moradores sobre luzes estranhas e acontecimentos inexplicáveis.

De estrutura simples, o Discoporto pode ser acessado por carro ou pela escadaria com mais de mil degraus usada por muitos moradores como trajeto de caminhada. O secretário municipal de Turismo, Wendell Lopes, conta que há projetos para valorizar ainda mais o local, como a instalação de um bondinho, restaurante panorâmico e áreas para observação do céu. Para ele, Barra do Garças é um “diamante a ser lapidado” e já colhe os frutos dessa vocação mística, recebendo visitantes de várias partes do Brasil, da Europa, Estados Unidos e Ásia.

A cidade incorporou de vez a identidade ufológica. Quem passa por Barra do Garças encontra figuras de ETs nos portais, placas, praças e até na decoração de hotéis. Essa integração com o tema tornou a cidade uma referência em ufoturismo e reforça seu diferencial dentro da rota turística mato-grossense.

Para o turismólogo Diego Orsini, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o segmento ainda é novo, mas promissor. Ele destaca que outras cidades de Mato Grosso também têm potencial, como Chapada dos Guimarães, Nova Xavantina, Cocalinho e Tesouro. No entanto, é em Barra do Garças que esse turismo místico já é realidade, com eventos consolidados e uma população que se identifica com os relatos e fenômenos.

“O turismo ufológico ainda é um segmento bem incipiente, mas Mato Grosso está atento a isso. É importante a diversificação da oferta e o turismo ufológico se encaixa bem nesse conceito. A gente percebe que Barra do Garças abraçou esse conceito do ufoturismo, não raro você encontra moradores que tem os seus relatos, as suas experiências. Contudo, há outros municípios também que tem esse apelo aí para o místico, esotérico e para a ufologia científica também”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Gleisi Hoffmann tenta buscar Neri de volta

Publicado em 25 de Junho de 2025 ás 09h 27min


Torcedores do Flu iniciam movimento de apoio a Everaldo na Copa de Clubes

Publicado em 25 de Junho de 2025 ás 08h 26min


Kethellyn e Rayconne Mattana subiram ao pódio 4x vez no último Estadual

Publicado em 25 de Junho de 2025 ás 07h 25min


Jornal Online

Edição nº1574 - 25/06/2025