Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Noticias

Barranco admite apoiar Taques, mas exige compromisso com a esquerda

10 de Dezembro de 2025 as 11h 46min

Petista condiciona aliança a mudança programática no PSB – Foto: Assessoria

O deputado estadual Valdir Barranco sinalizou que pode apoiar a candidatura de Pedro Taques ao Senado, mas apenas se o ex-governador defender pautas de esquerda após sua filiação ao PSB. Taques, historicamente crítico do PT e apoiador do impeachment de Dilma Rousseff, passa por um reposicionamento político que redesenha sua atuação recente.

A movimentação ocorre enquanto Taques se prepara para assumir a presidência estadual do PSB, vaga aberta com a saída de Max Russi para o Podemos. A articulação tem aval do presidente nacional da sigla, João Campos, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que estimulam o reforço do PSB no campo progressista.

Barranco diz que o diálogo é possível, desde que o alinhamento seja concreto. Segundo o parlamentar, “não fazemos política olhando para trás, mas para frente. Parece-me que ele ainda não está filiado, mas existe esse compromisso do João Campos e do Alckmin”. 

Para ele, esse movimento é determinante para o fortalecimento da esquerda no Estado.

No plano nacional, Campos defende que o PSB integre firmemente a base do presidente Lula e participe do projeto de reeleição. Em Mato Grosso, o ministro da Agricultura e senador licenciado Carlos Fávaro deve buscar novo mandato com apoio do Palácio do Planalto.

A federação partidária formada por PT, PV e PCdoB pressiona para lançar dois nomes ao Senado em 2026, já que duas vagas estarão em disputa. “Vamos trabalhar com o segundo voto em um candidato que já tenha demonstrado esse compromisso”, reforçou Barranco.

Caso confirme a filiação, Taques terá a missão de reorganizar o PSB no Estado e reposicioná-lo no debate político. Barranco afirmou ainda que a legenda pode compor o mesmo palanque de Lula, destacando que “poderemos ter o PSB também dentro desse arco que compõe o palanque do presidente Lula”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

CDL Sinop repudia fim da escala 6x1 e alerta para impactos no comércio

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 06h 25min


Estado autoriza duplicação da MT-240 no Médio Norte

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min


Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026