Noticias
Bateria barata e sustentável pode ser usada mais de 8 mil vezes
16 de Maio de 2024 as 12h 07min
Cientistas da Universidade de Linköping, na Suécia, desenvolveram uma bateria feita de zinco e lignina que pode ser usada mais de 8 mil vezes.
O intuito da equipe era criar uma solução mais acessível e sustentável a países de baixa renda com acesso à eletricidade limitado. O estudo foi publicado na revista Energy & Environmental Materials.
A densidade de energia da nova bateria é comparável às de chumbo-ácido, com o diferencial de não contar com o material tóxico. Além de poder ser usada mais de 8 mil vezes com cerca de 80% de seu desempenho, a bateria também conta com uma carga que pode durar por volta de uma semana.
O maior problema das baterias de zinco era, até então, a baixa durabilidade causada pela reação do zinco com a água, que torna a bateria praticamente inutilizável. Para resolver a questão, a equipe usou uma nova solução eletrolítica que, quando utilizada em baterias de zinco e lignina, apresenta capacidade de estabilização elevada.
Até o momento, as baterias desenvolvidas em laboratório só estão disponíveis em tamanhos pequenos. Com a abundância de lignina e zinco a custos mais baixos, os pesquisadores buscam criar baterias maiores – o que exigiria, entretanto, o envolvimento de uma empresa.
A bateria pode ser usada como alternativa aos painéis solares em países de baixa renda, já que, nos locais onde o pôr do sol acontece mais cedo, a população fica sem eletricidade.
“A esperança é que esta tecnologia de bateria, mesmo com desempenho inferior ao das caras baterias de iões de lítio, acabe por oferecer uma solução para estas situações”, explicou Reverant Crispin, da Universidade de Linköping, em comunicado.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min
Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
