Noticias
BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026
17 de Fevereiro de 2026 as 11h 23min
Foram expostos dados de 5 mil chaves do Banco Agibank – Foto: Divulgação
O Banco Central divulgou sexta (13) que 5.290 chaves Pix de clientes do Banco Agibank SA tiveram dados expostos. Foi o 21º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, e o primeiro em 2026.
Segundo o BC, a exposição ocorreu de 26 de dezembro de 2024 a 30 de janeiro de 2025 e abrangeu as seguintes informações: nome do usuário, CPF com máscara (CPF parcialmente coberto com asteriscos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.
O incidente, apontou o BC, ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. O vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.
Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.
Todas as pessoas que tiveram informações expostas ou vazadas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.
A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O vazamento indica que alguém chegou a consultar os dados. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Como o ‘boom da IA’ já está afetando o bolso dos consumidores
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 16h 32min
Lucas do Rio Verde: exportação abre novas oportunidades para fortalecimento da fruticultura
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 15h 36min
Galvan relembra passado e critica volta de Jayme Campos ao Paiaguás
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 14h 37min
