Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

Biogás ganha protagonismo como fonte de energia renovável e sustentável

15 de Maio de 2024 as 17h 08min

Expansão do setor é robusta e produção pode atingir 30 milhões de metros cúbicos diários até 2030 – Foto: Divulgação

Com a crescente conscientização global sobre a importância das práticas sustentáveis, o biogás se firma no Brasil como uma solução energética estratégica. Contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente, o biocombustível fortalece a economia circular e aprimora a gestão de resíduos e, além disso, pode ser ainda mais essencial para a transição energética do país em direção a fontes mais limpas.

No panorama global de energia renovável, o biogás se destaca pela sua capacidade de aliar a preservação ambiental à produção energética. Resultado da decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos, ele reduz significativamente a emissão de metano, um dos gases de efeito estufa mais nocivos, sendo 21 vezes mais potente que o dióxido de carbono — e minimiza a dependência de combustíveis fósseis.

Segundo o estudo da Agência Internacional de Energia (IEA), a bioenergia, incluindo o biogás, tem potencial para crescer até 40% até 2040. No Brasil, essa expansão do setor é robusta, conforme indicado pela Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), que projeta um aumento na produção para 30 milhões de metros cúbicos diários até 2030.

O Paraná desponta como líder nesta expansão, com potencial estimado de mais de 2 milhões de metros cúbicos, consolidando sua posição como um dos principais centros de produção no país.

USO ESTRATÉGICO

O biogás destaca-se por sua versatilidade, sendo amplamente utilizado não só para a geração de energia elétrica e térmica, mas também como combustível alternativo para veículos.

Essa fonte de energia renovável também é essencial para o suporte a operações em setores vitais como aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto e agroindústrias, onde a demanda por uma solução energética eficiente é mais urgente.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

França tem seus primeiros bilionários da IA

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 05h 37min


Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025