Noticias
Biológicos traz incremento de até 8 sacas de soja por hectare
27 de Abril de 2023 as 08h 07min
Diversos experimentos demonstram ganhos de produtividade – Foto: Divulgação
As dúvidas sobre a eficácia e as possibilidades de resultados importantes com o uso de produtos biológicos na agricultura têm ficado cada vez mais no passado. As pesquisas que consideram alternativas mais sustentáveis no manejo de controle de pragas, doenças e nematoides são parte fundamental desse processo e na Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) já são realizadas há quase duas décadas.
Assim como em outros momentos, experimentos feitos pela instituição na última safra de soja demonstram incremento de produtividade, bem como redução da população de pragas, nematoides e maior controle de doenças na cultura.
De 25 a 28 de abril este tema estará em evidência no XXIII Encontro Técnico Soja, evento tradicional da Fundação MT que acontece em Cuiabá, mas também com transmissão online.
No dia 27, pesquisadores estarão reunidos no talk show “Aplicabilidade do uso de biológicos no sistema de produção”, onde vão trazer discussões sobre controle biológico e sustentabilidade e mostrar resultados de pesquisas em entomologia, fitopatologia e nematologia. Um dos estudos se refere ao Projeto Biológicos, que há quatro anos é realizado nas culturas de soja e algodão, e o Ensaio Protetores, iniciado mais recentemente nas mesmas culturas.
A divulgação das estratégias e resultados do Projeto Biológicos, conduzido pela área de Fitopatologia e Biológicos da Fundação MT, faz parte dos seus objetivos. Na safra de soja 2022/23 o trabalho foi conduzido no Centro de Aprendizagem e Difusão, em Sapezal-MT (CAD Oeste), com a semeadura da soja em 19 de outubro. Nesta edição, participaram as empresas Biocontrol e Lallemand com o posicionamento de seus produtos bionematicidas, bioinseticidas e biofungicidas em dois tratamentos, o biológico e o integrado.
De acordo com João Paulo Ascari, fitopatologista e pesquisador da Fundação MT, mancha alvo e cercospora foram as doenças mais presentes, além de baixa pressão de lagartas e percevejos, e média a alta pressão de mosca-branca. Entre os nematoides, houve presença de nematoide de cisto (Heterodera glycines), nematoide das galhas (Meloidogyne spp.), das lesões radiculares (Pratylechus spp.) e nematoide espiralado (Helicotylenchus spp.).
No padrão de manejo integrado, onde foi realizado o tratamento de sementes e aplicações foliares com produtos químicos, além do uso de biocontroladores, o pesquisador detalha que houve redução de até 40% na população de nematoides e de 30% na população de pragas com relação ao tratamento testemunha (apenas com inoculante biológico e sem manejo desses problemas). Em relação às doenças, o controle foi de até 50%, considerando a mancha alvo e cercosporiose como as principais. “No caso dos nematoides, mesmo utilizando cultivar sensível houve redução da população e nos tratamentos sem bioinsumos houve multiplicação dos parasitas”, completa o especialista.
Consequentemente, a resposta em produtividade também foi satisfatória com a adoção dos produtos sustentáveis e, de modo geral, o incremento chegou a até 8 sacas de soja por hectare. “Esse era o nosso objetivo, mostrar que o uso de biocontroladores é uma forma de alcançar mais sustentabilidade, incrementando o manejo já praticado e obtendo resultados em produtividade satisfatórios ao produtor e com menor impacto ao meio ambiente”, pontua João Ascari.
O Projeto Biológicos segue acontecendo na safra de algodão, e a proposta é que os tratamentos sejam repetidos por mais três safras (soja e algodão) para verificar a consistência dos dados, e com espaço para novas empresas parceiras.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
