Noticias
BNDES estuda suspensão temporária de dívidas de afetados por tarifaço
01 de Setembro de 2025 as 07h 44min
Medida temporária priorizaria quem trabalha com produtos perecíveis – Foto: Divulgação
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse que estuda a possibilidade de suspender temporariamente o pagamento de dívidas de algumas empresas afetadas pelas sobretaxas dos Estados Unidos.
A medida, conhecida pelo termo stand-still, priorizaria empresas que trabalham com produtos perecíveis. A estratégia já foi aplicada para ajudar empresas afetadas pelas enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.
“Nós vamos ter que estudar junto com a Fazenda, com os bancos. Mas, em alguns complexos regionais, especialmente de produtos perecíveis, enquanto as compras públicas não estiverem implantadas, talvez tenhamos que tomar essa medida. Ela surgiu da nossa pauta de conversas e vou levar para o governo, para tentar desenhar uma estratégia”, disse Mercadante.
O presidente do BNDES recebeu prefeitos de 15 cidades do país na sede do banco, no Rio de Janeiro, para detalhar medidas do Plano Brasil Soberano. O programa foi criado pelo governo federal para ajudar exportadores e trabalhadores afetados pelas sobretaxas dos EUA.
“A equipe vai percorrer os municípios mais afetados e fazer uma audiência pública com os empresários para detalhar as linhas de crédito. Isso para que o processo possa fluir o mais rápido possível, porque o tempo é fundamental na economia. Quanto mais a gente atrasa, maior é o prejuízo. Se a gente se antecipa, e todo mundo consegue manter as suas atividades, a economia segue crescendo”, disse Mercadante.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Prefeito e secretários avaliam obras da concessionária Águas de Sorriso
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 08h 04min
Sorriso inaugura espaço para acolhimento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 07h 01min
Mato Grosso registra seis vítimas de estupro por dia
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 06h 02min
