Noticias
Boa Esperança do Norte se prepara para sua primeira eleição municipal
21 de Agosto de 2024 as 05h 31min
Boa Esperança terá eleições dia 6 de outubro – Foto: DivulgaçãoBoa Esperança do Norte se prepara para eleger seu primeiro prefeito. Antigo distrito de Sorriso vai se transformar em Município a partir de 2025, logo após o pleito municipal deste ano, no próximo dia 6 de outubro.
A agora cidade tem dois candidatos disputando a Prefeitura: os produtores rurais Calebe Francio (MDB) e Demétrio Cavlack (CD). Cerca de 50 moradores se candidataram para as 9 vagas da Câmara Municipal. Um total de 4.243 eleitores estão aptos a votar em 3 locais de voação disponíveis, segundo o Triubal Superior Eleitoral (TSE).
O território de Boa Esperança vai ser formado em 20% por uma área de Sorriso e 80% pela área de Nova Ubiratã. Essa perda de hectares da cidade vizinha gerou uma longa disputa judicial, que se arrastou por mais de 20 anos. Para se ter uma noção, o processo judicial mais recente sobre o caso tem mais de 5 mil páginas.
A legislação de criação do Município remonta ao ano 2000. No entanto, a autorização definitiva para a instituição só aconteceu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2023. “Foi uma luta muito longa. Nossa comunidade quase toda estava desanimada e desiludida, achando que a municipalização não ia acontecer mais. Era um desejo muito antigo da cidade. Aliás, era um direito que não estava sendo respeitado”, avalia Calebe, que foi subprefeito do distrito e liderou o grupo que lutava pela emancipação.
Essa indefinição foi tão longa que o deputado estadual que fez a lei de criação do município, Nico Baracat, do então PMDB, morreu em um acidente de trânsito em 2012, antes de ver a legislação colocada em prática.
BRIGA NA
JUSTIÇA
Os moradores de Boa Esperança do Norte articulam a independência da região desde os anos 1990. Apesar de ser distrito de Sorriso, fica a 140 km do centro urbano mais próximo. A região de Sorriso se destacou nos últimos anos como polo na produçã ode grãos, principalmente soja e milho, além de algodão e pecuária. A população do distrito é formada em boa parte por produtores rurais oriundos do Sul do país e por trabalhadores do Nordeste.
O sucesso do distrito em conseguir a aprovação da lei não agradou a prefeitura de Nova Ubiratã, cidade de 11,5 mil habitantes, que vai ter uma perda importante em seu território e na sua arrecadação. “A área de terras que Sorriso perderá será irrisória, o que não é o caso de Nova Ubiratã, que da noite para o dia, poderá acordar com um déficit territorial de 360 mil hectares”, diz trecho da manifestação da Prefeitura no processo judicial sobre o caso.
Interessante é que, sabendo do andamento do processo e nas prováveis consequências, as Administrações que comandaram o município ao longo desses 20 anos não se prepararam, deixando Nova Ubiratã nessa condição de inter-dependência do Distrito que acaba de conquistar sua emancipação.
Nova Ubiratã entrou com um mandado de segurança contra a Lei Estadual de criação do novo Município ainda em 2000, e teve uma decisão favorável que impediu o surgimento da nova cidade. Entretanto, os moradores de Boa Esperança se organizaram anos depois e contrataram advogados de Brasília. Eles questionaram o não cumprimento da lei até a história chegar ao STF, que autorizou a criação do município em uma votação de 8 ministros favoráveis e apenas 3 contrários.
PEDIDO DE
CANCELAMENTO
A Prefeitura de Nova Ubiratã segue esperneando e ingressou no mesmo STF pedindo o cancelamento da eleição. A justificativa é que ainda tramita uma ação sobre a legalidade da criação do Município. Essa constestação, aberta em 2023, vai contra a criação da cidade e ainda não teria sido julgada, o que deixaria em suspenso da decisão do Supremo.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Doncic e Davis não sabiam: os bastidores da troca bombástica da NBA
Publicado em 03 de Fevereiro de 2025 ás 14h 14min
Hospital de Câncer de MT recebe repasse de R$ 6,8 milhões
Publicado em 03 de Fevereiro de 2025 ás 09h 47min
Cipem define estratégias para o setor florestal
Publicado em 03 de Fevereiro de 2025 ás 07h 45min