Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 30 de Junho de 2026

Noticias

Boletim aponta: 80,4% dos reajustes superam inflação em fevereiro

26 de Março de 2023 as 10h 00min

Pesquisa é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) – Foto: Divulgação

Em fevereiro, 80,4% dos reajustes salariais ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

É o que informa o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta sexta (24), em São Paulo. Em fevereiro de 2022, essa mesma proporção era de 23,9%.

Em 10,6%% das negociações do segundo mês do ano, o reajuste ficou igual à inflação. Em 8,9% dos acordos, os trabalhadores tiveram perdas reais no salário. O piso mediano ficou em R$ 1.391.

A prévia de março aponta na mesma direção: 88,5% dos reajustes devem ficar acima do INPC. Até o fechamento do boletim, 52 instrumentos foram tabulados. A Fipe destaca que esses resultados preliminares estão sujeitos a flutuações amostrais e podem se alterar.

O acompanhamento das negociações coletivas é feito por meio de acordos e convenções registrados no Mediador do Ministério da Economia.

A Fipe coleta os dados e informações disponíveis no sistema, tabula e organiza os valores observados para 40 resultados da negociação coletiva, reunidos em acordos e convenções e também por atividade econômica e setores econômicos.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Pontes de concreto substituem estruturas precárias de madeira

Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 11h 37min


Duplicação da Rua Alberto Baranjak avança para fase de preparação para asfaltamento

Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 10h 35min


Japão comprou mais de 535 mil ton de soja de Mato Grosso em 2025

Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 09h 35min


Jornal Online

Edição nº1829 - 30/06/2026