Noticias
Bolsonaro cria lei para o documento digital de transporte
29 de Setembro de 2021 as 07h 40min
Documento visa desburocratizar, simplificar e reduzir custos de transporte de cargas – Foto: Divulgação
O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei de Conversão nº 16, de 2021, da Medida Provisória nº 1.051, de 2021, que instituiu o Documento Eletrônico de Transporte.
A proposição tem como objetivo principal o estabelecimento do documento eletrônico obrigatório (DT-e). Este documento eletrônico consolidará o conjunto de documentos físicos necessários ou exigidos para as operações realizadas pelos diversos modais de transporte, visando desburocratizar, simplificar, reduzir custos, além de harmonizar, modernizar e ampliar a qualidade e a segurança nos serviços de transporte de cargas no país.
Será possível unificar diversos documentos exigidos do transportador no DT-e, tais como: todos os dados da carga, locais de origem e destino, informações sobre licenças, registros, condições contratuais, sanitárias, de segurança, ambientais, comerciais e de pagamento do valor do frete e dos seguros contratados, dispensando-se a versão em papel desses documentos.
Outro dado relevante refere-se ao tempo gasto para fiscalizar se o caminhoneiro (TAC) está cumprindo as exigências em vigor. Atualmente, por meio de uma fiscalização por amostragem, o caminhão chega a ficar seis horas parado para demonstrar que está regular. A instituição do DT-e vai permitir a utilização de meios de fiscalização eletrônicos com o veículo em movimento.
O emprego de tecnologia da informação nas operações de transporte, que não se restringirá ao modo rodoviário, mas também abrangerá os modos aquaviário, ferroviário, aéreo e dutoviário, proporcionará a formação de um importante banco de dados acerca da movimentação de cargas em território nacional.
Fonte: DA REPORTAGEM – com Canal Rural
Veja Mais
Limpeza urbana ganha reforço com novos veículos em Matupá; R$ 1 milhão em investimentos
Publicado em 11 de Abril de 2026 ás 12h 47min
Pablo Maia sofre fraturas no nariz e na face e passará por cirurgia
Publicado em 11 de Abril de 2026 ás 10h 48min
FM World vai instalar sua primeira concessionária de máquinas agrícolas em Sinop
Publicado em 11 de Abril de 2026 ás 06h 52min
