Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 17 de Fevereiro de 2026

Noticias

Bombeiros alertam para queimadas e pede colaboração da população

30 de Julho de 2025 as 06h 10min

Incêndios em áreas urbanas são proibidos durante todo o ano – Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso reforça o alerta sobre o risco crescente de queimadas urbanas durante o período de estiagem e convoca a população a colaborar com a prevenção e o combate aos focos de incêndio, para manter os índices sob controle. A combinação entre baixa umidade, altas temperaturas e ventos intensos cria condições extremamente favoráveis à propagação do fogo, exigindo atenção redobrada e responsabilidade coletiva.

De acordo com dados da Diretoria Operacional do CBMMT, houve uma redução de 39,66% nas ocorrências de incêndios em vegetação, terrenos baldios e locais com lixo acumulado nas zonas urbanas, no período de janeiro a junho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Neste ano, foram registrados 765 atendimentos, contra 1.268 no ano anterior.

O diretor Operacional do CBMMT, coronel BM Heitor Fernandes da Luz, afirma que esse resultado positivo, com redução da estatística, é fruto das ações preventivas, campanhas educativas e parcerias interinstitucionais do CBMMT com órgãos de fiscalização e proteção ambiental. Incêndios em áreas urbanas são proibidos durante todo o ano, independentemente da estação, e o Governo de Mato Grosso adota uma política de tolerância zero contra crimes ambientais.

O diretor destaca que, apesar da redução dos números em relação ao ano passado, o cenário pode se agravar com a intensificação da seca. Por isso, é imprescindível o apoio da população, que deve evitar o uso do fogo para limpeza de área e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros ao identificar focos de incêndio ou situações de risco. 

“É imprescindível o apoio da população, que deve evitar o uso do fogo para qualquer tipo de limpeza e comunicar imediatamente o CBMMT ao identificar focos de incêndio ou situações de risco”, afirmou o coronel.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Exportação de açúcar deve atingir 1,83 mi de toneladas em fevereiro

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 15h 19min


Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min


BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026