Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 26 de Setembro de 2024

Noticias

“Bom senso” com produtores que tiveram propriedade incendiadas

19 de Setembro de 2024 as 15h 01min

Ausência de Bombeiros nos municípios dificulta elaboração de laudos – Foto: Divulgação

O aumento dos incêndios em Mato Grosso tem sido uma das grandes preocupações dos produtores rurais. Além do prejuízo com a perda de palhada, pastagem e até mesmo animais e equipamentos, as penalidades imputadas pelos órgãos fiscalizadores tiram ainda mais o sono do setor, que tem dificuldades em conseguir laudos que comprovem que não são culpados pelo incidente.

“Essa é a nossa principal preocupação. Fazer o órgão fiscalizador entender que o produtor de forma alguma, em sã consciência, iria acabar com o próprio patrimônio”, pontua o presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa.

De acordo com Itamar Canossa, os produtores estão sendo orientados a se munirem de documentos, como laudos do Corpo de Bombeiros e boletins de ocorrências, além de imagens de satélites, que os auxiliem a comprovar que a situação veio de fora da propriedade.

“A gente sabe que há situações onde o produtor se muniu dessas documentações e conseguiu fazer a defesa com sucesso. Da mesma forma quando o produtor achou que não fosse ter necessidade de se proteger e foi multado”.

Um dos grandes problemas hoje, conforme o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, é quanto a ausência de uma base do Corpo de Bombeiros na maioria dos municípios de Mato Grosso.

Ele comenta que a Associação tem recebido inúmeras ligações de produtores “desesperados” devido à falta de uma corporação dos bombeiros. “Então, a necessidade de assistência e atenção é imediata e para ontem para esses pequenos produtores. Nós estamos sofrendo muito. Somos reféns do clima, reféns do tempo e hoje reféns dos órgãos ambientais, porque a verdade hoje, é que estão servindo para multar só. Para punição ao invés de ações preventivas”.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Via Brasil cobra na Justiça evasão de pedágio na BR-163

Publicado em 26 de Setembro de 2024 ás 17h 04min


Furgão do CineSolar estaciona na Aldeia Nasepotiti para a estreia de documentário

Publicado em 26 de Setembro de 2024 ás 16h 01min


Educação financeira contribui para a saúde mental, aponta pesquisa

Publicado em 26 de Setembro de 2024 ás 14h 58min


Jornal Online

Edição nº1391 27/09/2024