Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 23 de Setembro de 2025

Noticias

Bortolin defende diálogo entre Janaina Riva e Mauro Mendes

23 de Setembro de 2025 as 06h 20min

Relação entre os dois se deteriorou no início do ano – Foto: Yasmin Silva

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), defendeu a abertura de diálogo para reduzir o atrito entre a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o governador Mauro Mendes (União Brasil). Segundo ele, a disputa antecipada gera desgaste desnecessário e pode comprometer alianças para 2026.

A relação entre os dois se deteriorou no início do ano, quando Janaina acusou o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia (União), de boicotar a liberação de emendas parlamentares. Até então, a deputada era considerada uma das principais aliadas do governador.

Bortolin, aliado histórico de Janaina, atribui parte da tensão a figuras próximas aos dois grupos. “Eu vou procurar o diálogo como última alternativa. Como amigo pessoal da Janaina, quero que haja distensionamento. Algumas pessoas que flutuam em torno do Mauro e da Janaina muitas vezes dificultam que isso aconteça”, disse.

Para o presidente da AMM, o embate não deveria extrapolar os limites institucionais. “A minha intenção, assim como a de muita gente, é que possamos chegar ao processo eleitoral sem que todos estejam esgotados psicologicamente e mentalmente”, afirmou.

Janaina e Mendes devem se enfrentar em 2026, ambos mirando o Senado. A deputada já anunciou que buscará a vaga, enquanto Mendes avalia se disputará ou se apoiará outro nome de seu grupo político.

Bortolin considera que o embate direto tende a elevar o desgaste pós-eleitoral. “Independente do resultado, todo mundo vai continuar morando em Mato Grosso. A vida não dá voltas, ela capota. A política tem muito disso: de repente, nós vamos estar juntos de novo”, afirmou, em tom de conciliação.

Ele defendeu humildade e diálogo entre lideranças do MDB e do União Brasil para reduzir tensões. Na avaliação de Bortolin, o ambiente político foi contaminado por especulações sobre alianças futuras, como a possibilidade de Janaina compor chapa com Otaviano Pivetta (Republicanos).

O presidente da AMM afirmou não ver contradição em apoiar tanto a deputada quanto o governador. “Nada me impede hoje de votar na Janaina e também no Mauro Mendes. São duas vagas ao Senado. Muitas vezes o que a gente vê são alguns atores próximos ao Palácio querendo abrir um abismo em relação ao grupo da Janaina”, disse.

Para ele, parte da resistência ao nome da eputada se deve a projeções sobre seu futuro político. “Tem gente que cria esse abismo porque teme que ela seja vice do Pivetta e esteja de olho na vaga de governador. Outros têm medo da ascensão dela ao Senado. Quando, na verdade, se houvesse diálogo, acredito que haveria espaço e tamanho para todo mundo”, completou.

Na disputa pelo governo, Bortolin vê como mais provável a consolidação de nomes já postos: Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos (União) e Otaviano Pivetta. O MDB, segundo ele, não deve lançar candidato próprio apenas para sustentar a candidatura de Janaina.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Avenida Noêmia está sendo interligada à MT-560 em Sorriso

Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 09h 10min


Sinop: botoeira em frente à UPA é instalada para auxiliar na travessia de pedestres

Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 08h 21min


Estado recebe nota A+ do Tesouro Nacional pelo 2º ano consecutivo

Publicado em 23 de Setembro de 2025 ás 07h 21min


Jornal Online

Edição nº1638 - 23/09/2025