Noticias
Bortolin defende diálogo entre Janaina Riva e Mauro Mendes
23 de Setembro de 2025 as 06h 20min
Relação entre os dois se deteriorou no início do ano – Foto: Yasmin Silva
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), defendeu a abertura de diálogo para reduzir o atrito entre a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o governador Mauro Mendes (União Brasil). Segundo ele, a disputa antecipada gera desgaste desnecessário e pode comprometer alianças para 2026.
A relação entre os dois se deteriorou no início do ano, quando Janaina acusou o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia (União), de boicotar a liberação de emendas parlamentares. Até então, a deputada era considerada uma das principais aliadas do governador.
Bortolin, aliado histórico de Janaina, atribui parte da tensão a figuras próximas aos dois grupos. “Eu vou procurar o diálogo como última alternativa. Como amigo pessoal da Janaina, quero que haja distensionamento. Algumas pessoas que flutuam em torno do Mauro e da Janaina muitas vezes dificultam que isso aconteça”, disse.
Para o presidente da AMM, o embate não deveria extrapolar os limites institucionais. “A minha intenção, assim como a de muita gente, é que possamos chegar ao processo eleitoral sem que todos estejam esgotados psicologicamente e mentalmente”, afirmou.
Janaina e Mendes devem se enfrentar em 2026, ambos mirando o Senado. A deputada já anunciou que buscará a vaga, enquanto Mendes avalia se disputará ou se apoiará outro nome de seu grupo político.
Bortolin considera que o embate direto tende a elevar o desgaste pós-eleitoral. “Independente do resultado, todo mundo vai continuar morando em Mato Grosso. A vida não dá voltas, ela capota. A política tem muito disso: de repente, nós vamos estar juntos de novo”, afirmou, em tom de conciliação.
Ele defendeu humildade e diálogo entre lideranças do MDB e do União Brasil para reduzir tensões. Na avaliação de Bortolin, o ambiente político foi contaminado por especulações sobre alianças futuras, como a possibilidade de Janaina compor chapa com Otaviano Pivetta (Republicanos).
O presidente da AMM afirmou não ver contradição em apoiar tanto a deputada quanto o governador. “Nada me impede hoje de votar na Janaina e também no Mauro Mendes. São duas vagas ao Senado. Muitas vezes o que a gente vê são alguns atores próximos ao Palácio querendo abrir um abismo em relação ao grupo da Janaina”, disse.
Para ele, parte da resistência ao nome da eputada se deve a projeções sobre seu futuro político. “Tem gente que cria esse abismo porque teme que ela seja vice do Pivetta e esteja de olho na vaga de governador. Outros têm medo da ascensão dela ao Senado. Quando, na verdade, se houvesse diálogo, acredito que haveria espaço e tamanho para todo mundo”, completou.
Na disputa pelo governo, Bortolin vê como mais provável a consolidação de nomes já postos: Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos (União) e Otaviano Pivetta. O MDB, segundo ele, não deve lançar candidato próprio apenas para sustentar a candidatura de Janaina.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Cientistas desenvolvem mini coração humano para estudos sobre arritmia
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 11h 18min
Evento discute políticas para envelhecimento digno no país
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 09h 17min
Brasília é favorita para receber 1ª final única da Copa do Brasil
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 07h 16min
