Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 05 de Novembro de 2025

Noticias

Botão de contestação do Pix está disponível aos usuários

03 de Outubro de 2025 as 09h 39min

BC espera que medida eleve identificação de contas usadas para fraudes – Foto: Divulgação

O botão de contestação de transações do Pix já está disponível aos usuários, desde quarta (1º), com a finalidade de facilitar a devolução de valores para as vítimas de fraude, golpe e coerção.

Formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão pode ser acionado pelo aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário tenha relacionamento.

Assim, o MED, criado em 2021, passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com a central de atendimento pessoal da instituição. As mudanças nas regras do Pix foram publicadas em agosto pelo Banco Central.

De acordo com a autarquia, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam, inclusive valores parciais.

Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação.

O BC explicou que o autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, “o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.

O MED, bem como seu botão de contestação, não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como erro de digitação de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. O BC ressalta que ele é específico para fraude, golpe e coerção.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Câmara de Sinop aprova 42 proposições em sessão

Publicado em 05 de Novembro de 2025 ás 08h 46min


Fávaro elogia Jayme e vê aproximação com o PSD

Publicado em 05 de Novembro de 2025 ás 07h 45min


Dois homens são presos após serem identificados por câmeras do Vigia Mais MT em Cuiabá

Publicado em 05 de Novembro de 2025 ás 06h 44min


Jornal Online

Edição nº1668- 4/11/2025