Noticias
Botafogo: 90% de chance de título
29 de Agosto de 2023 as 07h 50min

Aliado aos resultados dos adversários que estão na luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem, a vitória em casa do Grêmio por 3 a 0 sobre o Cruzeiro fez disparar o potencial de a equipe gaúcha terminar o Brasileirão no G4, que vale uma vaga direta para a Libertadores.
O Grêmio tem agora potencial de 60,6% de terminar a competição entre os quatro melhores times. Ao fim da rodada passada, as chances do Grêmio eram de 36%. Hoje, o Grêmio é o terceiro colocado e tem um jogo a mais a disputar.
Outra equipe que se beneficiou dos placares da rodada foi o Bragantino, que derrotou em casa o Cuiabá por 2 a 0 e, com os demais resultados, viu suas chances de G4 subirem de 30,9% para 40,3%.
Com o empate em casa contra o Internacional, o Flamengo melhorou em 1% suas chances de G4, de 44,4% para 45,4%. Para Athletico-PR e Fluminense, o empate entre eles, em Curitiba, custou um pouco mais caro: as chances de G4 do Athletico-PR caíram de 32,4% para 26,5%, uma queda de 6%, enquanto o Fluminense viu suas chances de G4 baixarem de 27,1% para 24,1%, menos 3%.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 3.997 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.
As vitórias de Bragantino e Grêmio e os empates de Flamengo, Athletico-PR e Fluminense afetaram até mesmo as chances de G4 e G6 de Atlético-MG e Fortaleza, que apesar de vencerem na rodada, terão mais dificuldades de ficar entre os quatro primeiros. O problema para quem está mais abaixo na tabela de classificação é que não basta vencer: para subir, quem está mais acima precisa perder. Dos seis primeiros colocados, só Flamengo e Fluminense não venceram.
Enquanto Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores não estiverem decididas, os quatro primeiros colocados no Brasileirão se classificam para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem, enquanto o quinto e o sexto colocados disputam uma fase preliminar.
Caso os campeões das três competições estejam entre os primeiros colocados do Brasileirão, novas vagas classificatórias para a Libertadores serão abertas no nacional. Por enquanto, apresentamos as chances de as equipes terminarem o Brasileirão até a quarta e até a sexta colocações.
PERMANÊNCIA
Belo Horizonte viu ocorrer uma grande inversão de potenciais nesta rodada na luta entre América-MG e Santos permanecerem na Série A no ano que vem. O América-MG derrotou no Independência o São Paulo por 2 a 1 o aumentou de 8,4% para 29,9% seu potencial de sair do Z4 ao final da competição, uma alta de 12,6%.
Por outro lado, o Santos foi derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 0 na inauguração da MRV Arena. Com esse resultado, o Santos viu despencar suas chances de ficar na Série A de 62% para 43,6%, queda de 18,4%.
Na próxima rodada, o América-MG recebe exatamente o Santos, no Independência, em um dos grandes confrontos entre as equipes com mais dificuldades de seguir na Série A no ano que vem.
Em outro grande confronto entre equipes ameaçadas, o Bahia receberá o Vasco na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Os dois times perderam nesta rodada, mas o impacto foi muito menor. A derrota do Santos fez o Bahia até aumentar suas chances de seguir na Série A, de 63,2% para 64,8%, alta de 1,6%, principalmente porque o Botafogo conquistou 100% dos pontos que disputou em casa, e pouco se esperava do Bahia, em termos estatísticos. O mesmo valeu para o Vasco. O normal era a vitória do Palmeiras. As chances de o Vasco ficar na Série A variou quase nada, de 35,8% para 35,5%.
A boa notícia para esses clubes é que a próxima rodada será aberta pelo confronto Goiás x Internacional, que se enfrentam na Serrinha, em Goiânia. Com o empate fora de casa contra o Corinthians, as chances de o Goiás seguir na Série A aumentaram 13,7%, de 68,5% para 82,2%. Seu próximo adversário, o Internacional, joga pela Liberadores no meio de semana. No Brasileirão, o Internacional não vence há nove jogos (5 E, 4 D). Com o empate fora de casa contra o Flamengo, as chances de a equipe gaúcha seguir na Série A subiu de 75,7% para 80,2%, alta de 4,5%.
TÍTULO
Com mais uma vitória do Botafogo, o clube novamente aumentou suas chances de ficar com título do Brasileirão. O 3 a 0 em casa sobre o Bahia elevou de 86,5% para 90,2% suas chances de ser campeão, assegurando potencial estatístico de 100% de acabar a competição entre os seis primeiros.
O vice-líder Palmeiras derrotou o Vasco em casa, mas suas chances de título diminuíram de 9,1% para 5,4%, isso porque o Botafogo manteve os 11 pontos de vantagem para o rival, e agora há uma rodada a menos para o Palmeiras tentar a virada. Ou seja, com menos jogos, é menor a probabilidade de o Palmeiras conseguir uma virada que seria histórica, mas o sonho não acabou. O Grêmio conta hoje com 2,1% de chances de superar Botafogo e Palmeiras.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Renato Paiva é demitido do Botafogo
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 17h 09min
TRAGÉDIA NA BR-163
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 15h 08min
Mulher avança cruzamento e é atingida por viatura da PM
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 14h 08min