Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 21 de Agosto de 2025

Noticias

Botafogo encara hoje a LDU precisando só de um empate

21 de Agosto de 2025 as 08h 57min

Delegação do Botafogo desembarcou em Quito na noite desta terça — Foto: Bárbara Mendonça

O Botafogo desembarcou terça em Quito, capital do Equador, onde vai enfrentar a LDU pela volta das oitavas de final da Libertadores. Na ida, o Alvinegro construiu vantagem simples ao vencer por 1 a 0 no Nilton Santos, com gol relâmpago de Artur. As novidades na relação para o segundo jogo são os retornos de Arthur Cabral, Newton e David Ricardo.

Houve presença de alguns torcedores, que gritaram palavras de apoio ao time e até projetaram um possível reencontro com o São Paulo nas quartas de final da Libertadores, como aconteceu em 2024 - o clube paulista eliminou o Atlético Nacional, da Colômbia, nesta terça.

O técnico Davide Ancelotti ainda não foi regularizado junto à Conmebol; na ida, Cláudio Caçapa assinou a súmula. O auxiliar técnico permanente não viajou para o Equador e, a princípio, quem assinará o documento e participará das atividades "do treinador" será o preparador de goleiros Marcelo Grimaldi. No entanto, ainda há chances de que Davide normalize a situação até o dia do jogo.

São três retornos na delegação, que chegou ao hotel depois do previsto por confusões no trajeto dos batedores da polícia de Quito. Arthur Cabral sentiu dores no jogo contra a LDU, na última quinta, e ficou fora da derrota para o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. O incômodo de Newton foi durante um treinamento no Espaço Lonier.

David Ricardo sentiu dores na coxa direita no jogo contra o Bragantino, pela Copa do Brasil, mas permaneceu em campo - tanto na eliminatória do torneio nacional, quanto nos jogos seguintes contra Fortaleza e LDU. Contra os equatorianos, entretanto, o zagueiro afirmou que a dor tornou-se "insuportável" e pediu para deixar o gramado. Ele retorna após se ausentar do jogo contra o Palmeiras.

Havia chances de que Cuiabano retornasse, mas o lateral-esquerdo segue entregue ao departamento médico, tratando uma entorse no tornozelo esquerdo. Kaio Pantaleão também permanece como desfalque.

Nesta quarta, o técnico Davide Ancelotti comandou um último treino antes do jogo decisivo das oitavas. A atividade será no centro de treinamento do Independiente del Valle. Esta será a última etapa de um processo de cerca de quatro semanas, desenvolvido pelo Núcleo de Saúde e Performance do Botafogo, visando o jogo na altitude.

A vantagem simples é um ponto em favor do Botafogo contra a LDU, visto que o retrospecto na altitude não é positivo no século XXI - Quito, capital do Equador, fica cerca de 2.850m acima do nível do mar. A volta das oitavas de final será nesta quinta (21), às 18h, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, ou Casa Blanca.

RETROSPECTO RUIM

O Botafogo precisa apenas de um empate com a LDU em Quito para avançar às quartas. No entanto, os 2.850 metros de altitude serão um grande obstáculo. Nos últimos seis jogos acima do nível do mar, foram quatro derrotas e dois empates.

Pelo terceiro ano consecutivo, Botafogo e LDU se enfrentam em competições sul-americanas. Em 2023, foram dois empates sem gols pela fase de grupos da Sul-Americana. Já em 2024, vitória no Nilton Santos e derrota em Casablanca pela fase de grupo da Libertadores. Todos confrontos bem equilibrados.

Para Davide Ancelotti, que estava acostumado a trabalhar na Europa, jogar na altitude vai ser uma novidade. O treinador já tinha dito que se surpreendeu com o time equatoriano após a vitória no jogo de ida no Nilton Santos. Além disso, depois da derrota para o Palmeiras, Davide projetou a preparação para jogar a quase 3 mil metros do nível do mar:

“Não tenho experiência na altitude, mas temos um departamento médico que está nos preparando para o jogo. Vamos viajar na terça pra Quito, treinar na quarta e jogar na quinta. O time vai estar preparado porque tem muita capacidade de adaptação e vamos ter que mostrar isso”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Agricultura familiar ganha protagonismo na Expointer

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 11h 59min


Tecnologia comprova economia de combustível e maior eficiência

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 10h 58min


Carro e duas motos colidem em avenida; três ficam feridos em Sinop

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 10h 22min


Jornal Online

Edição nº1615 - 20/08/2025