Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 18 de Fevereiro de 2026

Noticias

Botafogo enfrenta o Nacional Potosí na altitude; entenda planejamento

18 de Fevereiro de 2026 as 05h 37min

Estádio Víctor Agustín Ugarte fica na cidade de Potosí, na Bolívia, a 4 mil metros de altitude — Foto: Getty Images

O Botafogo tem um planejamento único para enfrentar a altitude de 4 mil metros de Potosí. Nesta quarta (18), às 20h30, o clube carioca faz o jogo de ida da segunda fase da Libertadores contra o Nacional Potosí. Para isso, enviou jovens com uma semana de antecedência e terá o time titular na cidade somente no dia da partida.

O planejamento foi definido durante a última semana com diálogo entre todas as áreas do clube: comissão técnica, os departamentos médico e de futebol. A decisão contou com o aval de John Textor, o dono da SAF do Botafogo. A ideia era enviar jovens com uma semana de antecedência para que eles se adaptassem à altitude.

Após o jogo contra o Fluminense, uma avaliação definiu os atletas que iriam para a cidade de Sucre, que tem altitude mais branda, de forma antecipada. Os atletas são: Christian Loor, Léo Linck, Gabriel Abdias, Kadu, Kauan Toledo, Kauã Cruz, Marquinhos, Bernardo Valim e Wallace Davi. O técnico do sub-20, Rodrigo Bellão, também faz parte da delegação. Eles foram para Potosí no dia seguinte.

Eles pegaram o voo logo após o clássico e chegaram na Bolívia por volta das 7h da manhã (horário de Brasília) de sexta-feira. O objetivo da ida quase uma semana antes é facilitar a adaptação pensando na utilização dos atletas no jogo. Alguns estudos apontam que cinco dias na altitude é eficaz para adaptar o corpo e minimizar efeitos. Os atletas mais jovens e "com mais físico" foram os escolhidos.

A delegação principal viajou somente nesta terça (17), no dia anterior ao jogo contra o Nacional Potosí. Os jogadores do time principal pousam em Sucre, a 2,8 mil metros de altitude. Eles dormiram na cidade e sobem para Potosí somente hoje, dia da partida. A ideia é que eles tenham menos tempo para sentir o peso da altitude.

DANILO

A saída volante Danilo ainda no primeiro tempo assustou torcedores do Botafogo. Ele deixou o campo aos 44 minutos da etapa inicial. O técnico Martín Anselmi revelou que conversou com o jogador antes da partida e foca em ter Danilo em Potosí para jogar a Libertadores.

Danilo sentiu a coxa esquerda contra o Fluminense, após cobrar falta na trave. Ele saiu machucado e deixou o Botafogo com dez jogadores.

Contra o Flamengo, começou como titular. Danilo sentiu novamente a coxa esquerda, chegou a ser atendido na pausa para hidratação e voltou a jogar. Aos 44 minutos do primeiro tempo, Barboza sinalizou para Anselmi que o volante precisava ser substituído. Arthur Novaes entrou no lugar dele.

O treinador, na coletiva de imprensa após o jogo, afirmou que conversou com Danilo antes da partida e disse que ele seria substituído se fosse necessário. Anselmi disse que ele deve atuar pela Libertadores, na quarta-feira.

“Esse tipo de coisa eu não falo aqui, não falamos previamente. Eu falei com o Danilo ontem que ele podia jogar hoje, mas que se tivesse risco teria que sair. Foi o que aconteceu. Acho que vai jogar na Bolívia. Eu iria segurar até o intervalo, mas o Barboza pediu para tirar porque não dava mais. Cada peça neste momento é fundamental. Vão chegar jogadores, mas não vão poder jogar a Libertadores porque não estar inscritos. Temos que cuidar dos que estão aqui”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Produtores têm acesso facilitado a crédito com taxa de 3% ao ano

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 07h 40min


Educação de Mato Grosso recebe novo aporte de R$ 110 milhões

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 07h 20min


União Progressista projeta 3 cadeiras federais no pleito

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 06h 20min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026