Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Botelho afasta Cattani da Comissão de Direitos Humanos

13 de Junho de 2023 as 19h 35min

Cattani será substituído pelo deputado estadual Max Russi – Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (UB), afastou o deputado estadual, Gilberto Cattani (PL), da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa. O afastamento foi publicado no Diário Oficial do estado nesta terça (13).

Segundo a decisão de Botelho, o parlamentar será substituído pelo deputado estadual Max Russi (PSB), que assume o comando do grupo de trabalho, e o deputado Elizeu Nascimento (PL), como suplente. O ato de substituição começa a valer a partir da publicação do texto. A assessoria do parlamentar respondeu que não está sabendo dessa troca e que não irá comentar o caso.

IRONIA

No fim de maio, a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informou que estuda medidas judiciais e administrativas contra Cattani, por causa de uma nova fala sobre a comparação da gravidez de mulheres e vacas. O vídeo vazou de grupos privados de mensagens de aplicativos e repercutiu entre as autoridades.

A OAB-MT informou ainda que repudia de forma veemente a postura do parlamentar e que a conduta de Cattani não condiz com a função que ocupa como representante do povo.

Antes disso, porém, o parlamentar já havia proferido a primeira fala sobre o caso no dia 15 de maio durante um debate na Assembleia que instalou a frente parlamentar de combate ao aborto “Pró-Vida”, quando ele defendia a versão de que a vida existia desde o primeiro instante da gestação. Como exemplo desse raciocínio, ele comparou a gravidez de mulheres a vacas.

A denúncia da OAB foi recebida pelo Ministério Público do estado (MP-MT) e encaminhada para o Núcleo de Ações de Competência Originária, para análise sob perspectiva criminal. Uma cópia também foi enviada para a 25ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min


Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025