Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Botelho define membros de comissão que pode punir Gilberto Cattani

05 de Junho de 2023 as 18h 42min

Comissão analisará possível quebra de decora do deputado por associar mulheres a vacas – Foto: Divulgação

Os cinco nomes que irão compor a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para analisar uma eventual cassação do deputado Gilberto Cattani serão definidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho. Cattani é acusado de preconceito contra mulheres, por compará-las a vacas, e vai responder por quebra de decoro parlamentar.

Nos bastidores, já começaram a circular os nomes que podem compor a Comissão. São eles: Paulo Araújo (PP), Dr. João (MDB), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL) e Max Russi (PSB). Segundo a deputada Janaina Riva, que é a presidente em exercício da Assembleia, alguns desses nomes devem permanecer, mas ela tem vontade de integrar o grupo.

APRECIAÇÃO RÁPIDA

A comissão deverá ouvir Cattani, bem como representantes da Ordem dos Advogados no Brasil de Mato Grosso e a Defensoria Pública, que fizeram o pedido para a abertura do processo por quebra de decoro. Janaina acredita que os trabalhos não excederão mais que um mês, posto que o tema desgasta a imagem da Assembleia, bem como do parlamentar. “A nossa ideia, pelo menos a minha, é de que a gente resolva isso o quanto antes”, disse.

DECLARAÇÕES

A primeira declaração de Cattani foi no dia 16 de maio, quando o deputado comparou a gestação de um bovino com de mulheres para defender um discurso antiaborto. Após o fato ganhar repercussão, ele gravou um vídeo com a esposa mugindo e enviou em um grupo de WhatsApp dos deputados estaduais.

Dias depois, um vídeo em que o deputado pede desculpas às vacas por compará-las com “mulheres feministas” circulou nas redes. Caso aceito, o processo de decoro de decoro é analisado pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, que deve ser instaurada.

Fonte: DA REPORTAGEM - MidiaNews

Veja Mais

Sorriso avança em acordo para um novo anel viário

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min


Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min


Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025