Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 01 de Março de 2026

Noticias

Botelho define membros de comissão que pode punir Gilberto Cattani

05 de Junho de 2023 as 18h 42min

Comissão analisará possível quebra de decora do deputado por associar mulheres a vacas – Foto: Divulgação

Os cinco nomes que irão compor a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para analisar uma eventual cassação do deputado Gilberto Cattani serão definidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho. Cattani é acusado de preconceito contra mulheres, por compará-las a vacas, e vai responder por quebra de decoro parlamentar.

Nos bastidores, já começaram a circular os nomes que podem compor a Comissão. São eles: Paulo Araújo (PP), Dr. João (MDB), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL) e Max Russi (PSB). Segundo a deputada Janaina Riva, que é a presidente em exercício da Assembleia, alguns desses nomes devem permanecer, mas ela tem vontade de integrar o grupo.

APRECIAÇÃO RÁPIDA

A comissão deverá ouvir Cattani, bem como representantes da Ordem dos Advogados no Brasil de Mato Grosso e a Defensoria Pública, que fizeram o pedido para a abertura do processo por quebra de decoro. Janaina acredita que os trabalhos não excederão mais que um mês, posto que o tema desgasta a imagem da Assembleia, bem como do parlamentar. “A nossa ideia, pelo menos a minha, é de que a gente resolva isso o quanto antes”, disse.

DECLARAÇÕES

A primeira declaração de Cattani foi no dia 16 de maio, quando o deputado comparou a gestação de um bovino com de mulheres para defender um discurso antiaborto. Após o fato ganhar repercussão, ele gravou um vídeo com a esposa mugindo e enviou em um grupo de WhatsApp dos deputados estaduais.

Dias depois, um vídeo em que o deputado pede desculpas às vacas por compará-las com “mulheres feministas” circulou nas redes. Caso aceito, o processo de decoro de decoro é analisado pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, que deve ser instaurada.

Fonte: DA REPORTAGEM - MidiaNews

Veja Mais

Denúncias de condutas criminosas de pessoas em situação de rua em Sorriso

Publicado em 01 de Março de 2026 ás 10h 52min


CMN autoriza novo empréstimo aos Correios, no valor de R$ 8 bilhões

Publicado em 01 de Março de 2026 ás 08h 51min


Sinop sedia debate sobre marco do saneamento

Publicado em 01 de Março de 2026 ás 06h 51min


Jornal Online

Edição nº1747 - 28/02 a 02/03/2026