Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

Botelho pede celeridade ao STF, mas diz estar alinhado com Russi

Supremo retoma julgamento nesta semana; placar no momento está favorável ao retorno de Botelho

22 de Fevereiro de 2022 as 22h 42min

Atual 1º secretário da AL, Eduardo Botelho pode retornar ao comando da Casa – Foto: Divulgação

Primeiro secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) cobrou celeridade no julgamento da ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e que pode reconduzi-lo ao comando da Casa, que atualmente está sob a direção do deputado Max Russi (PSB).

Os ministros retomam a discussão na próxima sexta-feira (25), após pedido de vista de Gilmar Mendes. Até o momento, o placar está favorável a Botelho por dois a um.

“Não sei o que pode ocorrer, mas queremos, tanto eu quanto o Max, que julgue e defina logo”, afirmou, em entrevista à TV Vila Real.

Botelho foi retirado da condução do Parlamento logo após ser eleito para o terceiro mandato consecutivo, após uma liminar do STF que determina que a eleição da Mesa Diretora deve possibilitar apenas uma recondução sucessiva aos mesmos cargos.

Tanto o PSB quanto o antigo DEM (atual União Brasil) se manifestaram no processo, cada um em defesa do seu parlamentar para o cargo da Presidência. Botelho, no entanto, nega que haja qualquer tipo de disputa interna com o colega.

“Isso é normal, é questão jurídica. O Supremo é que tem que decidir. Se alguém pedir vista, enrolar, o processo pode até perder sentido”, afirmou.

“Mas independente se for ele ou eu, estamos alinhados na direção da Casa e o que for decidido vamos aceitar. Não haverá muitas mudanças na Assembleia por conta disso”, completou.

Botelho pontuou, porém, que acredita que a decisão mais justa seria a sua recondução ao comando do Legislativo, uma vez que a decisão liminar do STF foi dada após a sua eleição ao cargo pela terceira vez. Ele ainda salientou as decisões dadas pelo Supremo a outras Casas Legislativas que enfrentaram o mesmo problema.

“De acordo com as outras decisões dadas pelo Supremo a outras Assembleias, sim [seria mais justo]. Já teve seis julgamentos no Pleno, de seis assembleias que têm a mesma situação, em que eles dizem que a decisão do STF foi posterior à eleição, então não teria validade, não poderia retroagir”, avaliou.

Fonte: DA REPORATAGEM

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024