Noticias
Brasil deve ampliar produção de etanol em 2026 com alta da cana
06 de Fevereiro de 2026 as 09h 32min
Fatores impulsionam expectativa de crescimento recorde na produção do biocombustível – Foto: Divulgação
O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, deve registrar um aumento significativo na produção do biocombustível em 2026, impulsionado pela expansão das usinas de etanol de milho e pela recuperação da safra de cana-de-açúcar.
A projeção foi apresentada por analistas e traders de commodities durante um painel da Conferência do Açúcar de Dubai, que destacou o otimismo do setor diante de um cenário de preços firmes e novas capacidades produtivas.
Usinas priorizam etanol diante da queda no preço do açúcar
Com o açúcar bruto sendo negociado nas menores cotações dos últimos cinco anos, as usinas flex – que podem direcionar a cana para a produção de açúcar ou etanol – tendem a priorizar o combustível renovável nesta safra. “Há um incentivo claro para as usinas iniciarem a nova safra focadas no etanol”, afirmou Guilherme Nastari, diretor da consultoria Datagro.
Segundo ele, os preços atuais favorecem o biocombustível: o etanol anidro está equivalente a 19,73 centavos por libra-peso, e o etanol hidratado, a 17,96 centavos/libra-peso, enquanto o açúcar bruto encerrou a terça-feira a 14,63 centavos/libra-peso na bolsa de Nova York.
A nova safra de cana-de-açúcar brasileira deve começar em março, e a paridade de preços entre o açúcar e o etanol neste início de ciclo é amplamente favorável ao biocombustível, segundo Jeremy Austin, diretor-geral da Sucden no Brasil.
A consultoria CovrigAnalytics projeta que as usinas manterão maior foco no etanol até pelo menos meados de junho, antes de reavaliar o mix de produção conforme o mercado evoluir.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Jacto apresenta soluções completas para o agronegócio
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 17h 29min
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 16h 29min
Gemini supera 750 milhões de usuários ativos mensais, diz Google
Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 14h 35min
