Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 15 de Novembro de 2025

Noticias

Brasil deve retomar status livre da gripe aviária

01 de Junho de 2025 as 05h 47min

Ministro afirma que foco em Montenegro foi contido e não houve novos casos - Foto: Divulgação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, afirmou que o foco de gripe aviária identificado em Montenegro (RS) está oficialmente contido. A declaração foi feita durante audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Segundo o ministro, a confirmação ocorre quinze dias após o aparecimento do foco e cinco dias úteis após a conclusão da desinfecção total da granja. “Eu posso assegurar com muita tranquilidade que o foco de Montenegro está contido”, disse.

No raio de 10 km da propriedade afetada, o ministério inspecionou 540 estabelecimentos rurais. Apenas três deles atuam com avicultura comercial — incluindo a granja onde o foco foi registrado. Fávaro destacou a rapidez na instalação de sete barreiras sanitárias e as medidas adotadas para proteger trabalhadores. Casos suspeitos foram descartados em sequência. “Tínhamos duas granjas em investigação e, agora, só uma segue sendo monitorada”, afirmou.

Se não houver novos registros da doença nos próximos dias, o Brasil poderá anunciar oficialmente a erradicação do foco. O país precisa cumprir o período de 28 dias sem novas ocorrências, conforme normas sanitárias internacionais. “Daqui a 23 dias, tudo indica que vamos declarar o Brasil livre da gripe aviária”, afirmou o ministro. O status é fundamental para reverter as sanções comerciais impostas por países importadores.

Após o aparecimento do foco no Rio Grande do Sul, 24 países suspenderam a importação de carne e ovos do Brasil. Desses, 13 impuseram restrições apenas aos produtos vindos do estado gaúcho.

Fávaro acredita que, com a confirmação do fim do surto, será possível restabelecer os fluxos comerciais.

“Vamos avançar na repactuação com todos os países que restringiram a compra”, declarou. O ministro comparou a resposta brasileira com a dos Estados Unidos, onde um foco recente resultou no abate de 700 mil aves. No Brasil, 17 mil aves foram abatidas como medida de contenção.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Palmeiras buscará convocados em voos fretados e pode ter Flaco López

Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 13h 08min


Operação conjunta recupera motos e veículos comercializados via esquema de venda ilegal

Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 11h 07min


15 de novembro é feriado nacional: saiba o que é comemorado na data

Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 09h 02min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025