Noticias
Brasileiros usam cada vez menos dinheiro em espécie
02 de Junho de 2023 as 06h 44min
Em 2022, Pix foi responsável por 12% das transações – Foto: Divulgação
Com a criação do Pix em novembro de 2020, mudanças comportamentais geradas pela pandemia de covid-19 e o aumento das transações com cartões, os brasileiros usam cada vez menos o dinheiro em espécie para fazer pagamentos do dia a dia.
A avaliação é do estudo do Banco Central (BC) Evolução de Meios Digitais para a Realização de Transações de Pagamento no Brasil.
Em 2019, os saques de dinheiro em caixas eletrônicos e agências somaram R$ 3 trilhões. Em 2020, o total caiu para R$ 2,5 trilhões e para R$ 2,1 trilhões, em 2021 e 2022. Em 2020, as transações por meio do Pix somaram R$ 180 milhões. No ano seguinte, R$ 9,43 bilhões, e em 2022, R$ 24,05 bilhões.
Já quando se trata de transações de valores mais altos, a indicação do estudo é de que há preferência por transferências bancárias (inter e intrabancárias), que responderam por cerca de 65% de todo o volume financeiro de 2022. O Pix foi responsável por 12% das transações.
Segundo o estudo, em relação ao valor médio das operações “há uso preponderante do Pix e dos cartões (especialmente o pré-pago) nas transações de valor mais baixo, indicando seu papel importante na inclusão financeira, deixando as transferências tradicionais como principais opções para transações corporativas, de valores substancialmente mais altos”.
“Nesse sentido, é razoável supor que o Pix e os cartões representaram importante papel na digitalização de camadas mais amplas da população”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Fórum Regional das Mulheres do Campo espera reunir 400 participantes em Sorriso
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 10h 16min
CPI vai apurar venda irregular de espaços no Cemitério de Sinop
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 08h 19min
Pneus de alta resistência: espaço em operações agrícolas e urbanas
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 06h 17min
