Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

Brasil fica em 2º lugar em concurso mundial de queijos

16 de Setembro de 2021 as 11h 00min

Brasil só ficou atrás da anfitriã França – Foto: Divulgação

Produtores brasileiros de queijo ficaram em segundo lugar no concurso internacional “Mondial du Fromage et des Produits Laitiers”, realizado na França, entre os dias 12 e 14 de setembro. Com 57 medalhas, o Brasil só perdeu para a anfitriã do evento. Ao todo, 46 países participaram e 331 medalhas foram distribuídas no evento.

Entre os queijos brasileiros, os produzidos em Minas Gerais se destacaram. O estado, sozinho, conquistou 40 medalhas. Além do alto número de premiações, Minas Gerais conquistou quatro medalhas ‘Super Ouro’, que indica um alto padrão de qualidade.

Os vencedores foram: Queijo Minas Artesanal Quilombo na Cachaça – Ivacy Pires Dos Santos (Sabinópolis, região do Serro, Serra da Canastra); Canastra Reserva do Ivair – Ivair José De Oliveira (São Roque de Minas, Serra da Canastra); Queijo Santo Casamenteiro – Laticínios Cruzília (Cruzília, Sul de MG); e Queijo Canastra Serjão Maturado 100 Dias – Sergio De Paula Alves (Piumhi).

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, as medalhas conquistadas no Mondial du Fromage revelam a força e o vigor da cozinha mineira. “O cuidado e a excelência de nossos produtos artesanais e reafirmam a razão de Minas ser reconhecida, principalmente, por sua cozinha tradicional”, diz.

De acordo com dados de uma pesquisa produzida pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), a gastronomia é responsável pela atração de 30% dos turistas que visitam o estado.

Em Minas Gerais, por exemplo, o queijo produzido há mais de 200 anos na região da Canastra é registrado como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2008.

Fonte: DA REPORTAGEM – com Canal Rural

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024