Noticias
Cálculo da alíquota do Fethab é injusto para o pecuarista
21 de Junho de 2024 as 10h 40min
![](files/fotos/mega_noticias/full/17762.jpg)
A maneira como é calculada a alíquota do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) sobre a comercialização de bovinos, ainda preocupa os representantes do setor.
Atualmente, os pecuaristas pagam 11,5% do valor da unidade padrão vigente no período, uma contribuição adicional que adota o mesmo cálculo (outros 11,5%) até 2026 e 1,26% da Unidade Padrão Fiscal (UPF) que é destinado ao Instituto da Pecuária de Corte Mato-grossense (INPEC/MT).
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) busca uma maneira de diferenciar a fórmula utilizada entre fêmeas e machos. Especialmente, no caso das fêmeas por apresentarem menor rendimento e serem mais baratas que o boi, tendo em vista a maior oferta nos frigoríficos.
Conforme o diretor-técnico da Acrimat, Francisco Manzi, é inviável e injusto para o pecuarista o mesmo valor nominal na taxa do Fethab. “A gente vem apresentando essa demanda há muito tempo e não é difícil de aplicar. Existe uma concorrência desleal entre o valor que é pago por uma fêmea e por um macho que utilizam o fundo da mesma maneira. Em 2024, o valor da contribuição desse fundo aumentou na UPF, enquanto os valores praticados nominalmente em Reais são muito menores”, afirma.
A proposta foi entregue à Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso (FPA-MT), que avalia o pedido como legítimo.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Área destinada ao algodão é reduzida em MT devido às chuvas
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 14h 32min
Funai dá “parecer favorável” às obras em trechos que abrangem TIs
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 13h 31min
Oceanos estão aquecendo 400% mais rápido do que na década de 1980
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 12h 31min