Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 25 de Maio de 2025

Noticias

Câmara aprova projeto de lei de taxação para super-ricos

27 de Outubro de 2023 as 08h 29min

Com 323 votos a favor e 119 contra, texto segue para Senado – Foto: Agência Brasil

Por 323 votos a favor, 119 contra e uma abstenção, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta (25) o projeto de lei de taxação dos super-ricos.

A proposta antecipa a cobrança de Imposto de Renda de fundos exclusivos e passa a taxar aplicações em offshores, empresas no exterior que abrigam investimentos.

Após a votação do texto principal, todos os destaques foram rejeitados. Agora, segue para o Senado.

Inicialmente prevista para terça (24), a votação do PL, que trancava a pauta da Câmara desde o dia 14, foi adiada para quarta.

A aprovação ocorreu no dia em que o presidente Lula anunciou a nomeação de Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência da Caixa Econômica Federal. Ele entra no lugar de Rita Serrano, que deixou o cargo.

O projeto foi aprovado com várias mudanças. O relator, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), concordou em elevar, de 6% para 8%, a alíquota para quem antecipar, tanto nos fundos exclusivos como nas offshores, a atualização de valor dos rendimentos acumulados até agora. Originalmente, o governo tinha proposto 10%.

Em relação às offshores, o relator fixou uma alíquota linear de 15% sobre os rendimentos. O governo originalmente tinha proposto alíquotas de 0% a 22,5% conforme os rendimentos anuais. O relator alegou que a diferença de alíquotas entre os fundos exclusivos de longo prazo (15%) e os 22,5% para as offshores geraria o efeito contrário do que o governo pretendia e provocaria fuga de capitais do Brasil, com super-ricos mudando de domicílio fiscal.

As mudanças farão o governo arrecadar menos que o previsto. Pela proposta original, o governo tinha a pretensão de reforçar o caixa em R$ 20 bilhões em 2024 e em até R$ 54 bilhões até 2026. A equipe econômica ainda não divulgou uma estimativa de receitas com as novas votações.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Polícia Civil fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 13h 40min


Fiscalização em Sinop mira imóveis com prazos vencidos

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 11h 39min


Cooperativismo do agro discute desafios, oportunidades e traça o futuro do setor

Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 09h 37min


Jornal Online

Edição nº1552 - 24/05/2025